Os moradores da Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima e também da vizinhança do bairro do Janga, em Paulista, ficaram em choque com a tragédia que ocorreu nesta sexta-feira (7), com o desabamento parcial de um prédio. Muitos conheciam as pessoas que moravam no imóvel e, outros, que mesmo residindo no edifício, conseguiram escapar da fatalidade.
A dona de casa Dilma Soares, que tinha amigos que moravam no prédio que desabou, correu para o local assim que soube da tragédia. "Eles sabiam que estava interditado, mas não tinham para onde ir. A gente não pode julgar", falou.
Já Maria Neide que morava no edifício que caiu, disse que não ficou debaixo dos escombros graças a uma amiga. "Meu apartamento era no primeiro andar. Ia dormir aí ontem (6), mas estava na casa de minha amiga conversando e ficamos até tarde. Ela disse para dormir lá e fiquei. Quando foi hoje (7) pela manhã houve esse acidente. Poderia ter sido comigo", contou Maria Neide o livramento que teve.
O dono da padaria que captou as imagens do desabamento do prédio, através do circuito de segurança, relatou a agonia e o desespero assim que a tragédia ocorreu. "Conheço muita gente que morava nesse prédio. As imagens do desabamento são do meu estabelecimento. Isso aconteceu umas 6h40. Estava descendo para abrir a padaria... Meu funcionário chegou antes e me ligou dizendo que o prédio da frente tinha caído. Eu e ele ainda conseguimos ajudar a salvar uma senhora e dois cachorros", relatou o comerciante a reportagem da TV Jornal.
Já o jovem Mateus Silva contou que tinha saído do prédio minutos antes do desabamento e que, por pouco, não entrou para a lista de vítimas. "Dez minutos depois que eu sai, o prédio caiu. Foi poeira, gente gritando, gente pedindo socorro", contou.
"Conheço metade das pessoas que ficaram debaixo dos escombros. Tenho primos, amigos. Toda vez que a gente vinha aqui, a gente dizia para eles saírem do prédio, mas as pessoas não têm para onde ir. É muito difícil", completou.
Total de vítimas: 20
Desaparecidos: 5
- Sexo Masculino: 2
- Sexo Feminino: 1
- Crianças: 2
Resgatados com vida: 3
- Sexo feminino – 65 anos - Socorrida pelo CBMPE para o Hospital Miguel Arraes;
- Sexo feminino – 15 anos - Socorrida pelo Samu para o HR;
- Sexo Feminino – 15 anos – Socorrida para o HMA;
Óbitos: 8
- Sexo masculino – 45 anos
- Sexo Masculino – 12 anos
- Sexo Feminino – 43 anos
- Sexo Masculino – 18 anos
- Sexo Masculino – 21 anos
- Sexo Masculino – 16 anos
- Sexo Masculino - 8 anos
- Sexo Feminino - 5 anos
Localizados com vida fora da Edificação: 4
- Sexo masculino – 22 anos
- Sexo masculino – 17 anos
- Sexo masculino – 16 anos
- Sexo masculino – 21 anos