Um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil mostrou que Pernambuco desperdiça 45,95% da água antes mesmo de chegar às residências. O estado tem o quinto maior índice do Nordeste com relação às perdas dos recursos hídricos durante a distribuição.
Entre os estados do Nordeste, o levantamento apontou que apenas Bahia e Paraíba apresentam perdas menores que a média nacional (40,15%). O maior desperdício do recurso hídrico acontece no Maranhão, onde mais da metade da água potável não chega nas residências. O mesmo acontece no Rio Grande do Norte.
O Instituto também observou que os nove estados da região estão longe da meta estabelecida para 2034 pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional, de alcançar 25% em perdas na distribuição.
De acordo com o estudo, publicado em junho, o Nordeste perde 46,15% do recurso produzido nos sistemas de distribuição, o que significa que quase metade da água tratada é desperdiçada antes de chegar às casas dos consumidores.
O levantamento apontou ineficiência do país no controle de perdas do recurso hídrico, em que mais de 40% da água é desperdiçada antes de chegar nas casas.
"As perdas na distribuição de água são causadas por diversos fatores, como vazamentos nas tubulações, fraudes ou ligações clandestinas. Além disso, a falta de investimentos em infraestrutura também contribui para o problema. Para reduzir as perdas, são necessárias medidas como a substituição de tubulações antigas, a instalação de medidores de consumo, a fiscalização contínua e a conscientização da população sobre a importância do uso consciente da água", alertou o Trata Brasil.