ECLIPSE SOLAR

ECLIPSE SOLAR: Como assistir? Quando estará visível? Qual será a duração? Saiba tudo sobre o fenômeno

Evento só deve se repetir em 2028, segundo a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Saiba detalhes sobre ele

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 10/10/2023 às 12:34 | Atualizado em 10/10/2023 às 14:08
Durante o eclipse solar anular, a Lua está com um diâmetro aparente menor que o do Sol, apresentando-se assim, como um disco negro no interior do disco solar - ARQUIVO/ESPAÇO CIÊNCIA

O Brasil assistirá a um eclipse solar anular neste sábado (14), um evento raro que só voltará a acontecer em 2028, de acordo com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ao todo, o evento terá 2 horas e 7 minutos de duração, tendo seu ápice às 16h51, horário de Brasília, e terminando às 17h50.

A população dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Amazonas poderá apreciar o eclipse do sol de forma anular. Já nos demais estados do Brasil, o fenômeno poderá ser visto parcialmente.

Vale lembrar que durante a contemplação do eclipse, é importante seguir algumas regras de segurança, já que a utilização de acessórios inadequados para observação pode causar perda da visão temporária e/ou permanente.

De acordo com o professor Antônio Carlos Miranda, vinculado ao Departamento de Física da UFRPE, o eclipse solar anular tem esse nome porque o sol não ficará totalmente escuro, apenas uma circunferência de luz muito tênue, uma espécie de “anel” brilhante na borda dele.

“O eclipse é a sombra da lua, acontece quando a lua passa na frente do sol e nós não conseguimos ver a silhueta do sol. O eclipse do sol é menos raro e pode acontecer a cada dois anos. Já o próximo eclipse solar anular será visto em janeiro de 2028, em apenas alguma parte da Região Norte do Brasil", disse.

O QUE É UM ECLIPSE SOLAR ANULAR

Durante o eclipse solar anular, a Lua está com um diâmetro aparente menor que o do Sol, apresentando-se assim, como um disco negro no interior do disco solar, que se mostra sob a forma de um anel luminoso.

Nele, a Lua se encontra no seu ponto de maior afastamento, chamado de Apogeu. No momento do eclipse, a Lua estará há 394 mil quilômetros de distância da Terra. Sua observação, torna-se rara, dada a estreita faixa da superfície terrestre na qual o eclipse anular do Sol é visto, chamada de faixa de anularidade.

A forma mais deslumbrante de um eclipse solar é o eclipse total, contudo, os eclipses solares anulares são um espetáculo à parte.

Leia Também

COMO ASSISTIR NO RECIFE

No Grande Recife, há opções gratuitas para quem quer observá-lo gratuitamente. Um exemplo é o Espaço Ciência e o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda.

A abertura do Observatório será às 14h, a observação do Sol se inicia às 15h e o encerramento das atividades acontece às 20h. Além de telescópios, no local serão disponibilizadas máscaras carnavalescas com lentes especiais, produzidas para observação do Sol com segurança.

Já no Espaço Ciência, a contemplação ocorre das 15h às 17h, na Praça do Pensador, que fica próxima ao prédio administrativo do Museu. A última entrada acontece às 16h e a observação depende das boas condições meteorológicas do momento.

Para quem não puder comparecer, a observação do eclipse será transmitida ao vivo através do perfil do Espaço Ciência no Instagram (@espacocienciape).

O Rooftop do Shopping Tacaruna, no Recife, também receberá o público gratuitamente a partir das 15h em parceria com o Projeto Desvendando o Céu Austral, do Departamento de Física, da UFRPE.

Serão distribuídos 500 óculos especiais com filtro solar para observação do eclipse. Além disso, as pessoas poderão visualizar o fenômeno astronômico através de quatro telescópios com filtro solar que estarão no local e tirar dúvidas com uma equipe de cinco monitores de astronomia da UFRPE. O acesso está sujeito à capacidade do espaço.

MELHOR HORÁRIO PARA OBSERVAR O ECLIPSE

Rio Branco (AC) – 14h16
*Horário do Acre

Maceió (AL) – 16h48
*Horário de Brasília

Macapá (AP) – 16h27
*Horário de Brasília

Manaus (AM) – 15h19
*Horário do Amazonas

Salvador (BA) – 16h48
*Horário de Brasília

Fortaleza (CE) – 16h42
*Horário de Brasília

Brasília (DF) – 16h45
*Horário de Brasília

Vitória (ES) – 16h50
*Horário de Brasília

Goiânia (GO) – 16h45
*Horário de Brasília

São Luís (MA) – 16h37
*Horário de Brasília

Cuiabá (MT) – 15h38
*Horário do Amazonas

Campo Grande (MS) – 15h43
*Horário do Amazonas

Belo Horizonte (MG) – 16h49
*Horário de Brasília

João Pessoa (PB) – 16h46
*Horário de Brasília

Curitiba (PR) – 16h48
*Horário de Brasília

Belém (PA) – 16h32
*Horário de Brasília

Recife (PE) – 16h47
*Horário de Brasília

Teresina (PI) – 16h41
*Horário de Brasília

Rio de Janeiro (RJ) – 16h50
*Horário de Brasília

Natal (RN) – 16h45
*Horário de Brasília

Porto Alegre (RS) – 16h47
*Horário de Brasília

Porto Velho (RO) – 15h21
*Horário do Amazonas

Boa Vista (RR) – 15h08
*Horário do Amazonas

Florianópolis (SC) – 16h48
*Horário de Brasília

São Paulo (SP) – 16h49
*Horário de Brasília

Aracaju (SE) – 16h48
*Horário de Brasília

Palmas (TO) – 16h41
*Horário de Brasília

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS