JORNALISMO

JC está entre os veículos de comunicação no País mais premiados da história

Jornal aparece em 8º lugar do ranking, com 132 prêmios conquistados

Cadastrado por

JC

Publicado em 31/01/2024 às 12:13 | Atualizado em 01/02/2024 às 9:16
Nova redação do Jornal do Commercio - Gabriel Ferreira/Jc Imagem

Sinônimo de credibilidade e relevância, o Jornal do Commercio é destaque na 13ª edição do Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (31) mostra que o jornal é o 8º veículo de comunicação mais premiado do País na história.

Ao longo dos últimos anos, o JC conquistou 132 prêmios jornalísticos - incluindo os mais disputados do Brasil, como o Esso de Jornalismo, Prêmio CNH, Prêmio Imprensa Embratel e Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

"Hoje cem por cento digital e muito mais lido, o JC vem passando por profundas transformações. São mudanças que ocorrem em vários jornais do Brasil e do mundo. No caso do JC, o que não muda - porque é inegociável - é a nossa força como marca de respeito, relevância e credibilidade e audiência. Os prêmios, claro, são parte desse reconhecimento", afirmou o diretor de Redação do JC, Laurindo Ferreira. 

O JC é o único veículo de comunicação sediado no Nordeste a aparecer entre os dez mais premiados do País. (Veja ranking no final da reportagem)

REPÓRTERES ENTRE OS MAIS PREMIADOS DO NORDESTE EM 2023

O repórter Raphael Guerra e o repórter fotográfico Guga Matos, ambos do JC, ficaram em 3º lugar na lista dos jornalistas mais premiados do Nordeste no ano de 2023. 

Os dois repórteres atingiram a pontuação graças à vitória no 27º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, o principal e mais disputado de Pernambuco. 

Raphael Guerra foi campeão na categoria internet, com a série "20 anos do Caso Serrambi". As reportagens reconstruíram o caso das adolescentes Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão, que foram assassinadas após desaparecerem em um feriadão na praia de Serrambi, no Litoral Sul de Pernambuco. O crime, que até hoje tem enorme repercussão no País, ficou impune.

O webdocumentário produzido pelo JC e que compõe a série sobre os 20 anos do Caso Serrambi teve mais de 265 mil acessos nos canais do JC Play e TV Jornal, no YouTube.

Guga Matos venceu o 27º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria fotografia, com a imagem intitulada "Cidadania em chamas", que mostrou a destruição de palafitas no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, durante um incêndio em maio de 2022. 

Em 2023, Raphael Guerra também foi um dos vencedores do 5º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca, que destaca as melhores reportagens do País sobre transparência e Lei de Acesso à Informação (LAI). 

A reportagem "Menos de 1% dos boletins de ocorrência pela internet são investigados pela polícia em Pernambuco", ficou em 3º lugar na competição. O JC foi o único veículo de comunicação de Pernambuco na final da premiação nacional.

CONFIRA O RANKING DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO MAIS PREMIADOS DO PAÍS

1º - TV Globo

2º - Folha de S. Paulo

3º - O Globo

4º - Zero Hora

5º - O Estado de S. Paulo

6º - Correio Braziliense

7º - Rádio Gaúcha

8º - Jornal do Commercio

9º - Record TV

10º - Jornal do Brasil

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS