Um curso preparatório de tiro que acontece em Pernambuco, neste final de semana, vai reunir diferentes pré-candidatos a prefeito do Recife, todos de oposição à candidatura de João Campos (PSB). Organizado pelo coronel Luiz Meira (PSC) - que vai disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores da capital - o evento tem presença confirmada de Alberto Feitosa (PSC), Daniel Coelho (Cidadania), Marco Aurélio Medeiros (PRTB) e Mendonça Filho (DEM), entre outros políticos e lideranças de movimentos de direita.
Ao JC, o deputado estadual Marco Aurélio afirmou que o evento poderia acontecer em qualquer momento, independentemente de ser ano eleitoral e sem cunho político. "Vou participar do curso, sempre defendi esta pauta e estarei num lugar com pessoas que comungam das mesmas ideias. E muitos que defendem o presidente Jair Bolsonaro. Inclusive, alguns que chegam agora, porque todo mundo, agora, diz ser Bolsonaro. Mas não critico, pois ser Bolsonaro hoje é uma questão de evolução", afirmou. "Esta pauta do armamento é polêmica, mas tem de colocar a cara, dizer o que pensa, eu sempre defendi que o cidadão possa ter uma arma para proteger sua integridade", completou.
Seguindo a linha de Marco Aurélio, o também deputado estadual Alberto Feitosa afirmou que não é necessariamente uma pauta de pré-campanha. "É um curso. Eu defendo que o cidadão possa ter a arma para que defenda sua vida e seu patrimônio, assim como o nosso presidente Bolsonaro. Meira foi inteligente, trouxe pessoas capacitadas. E isso é importante, pois como qualquer outro objeto, para usar uma arma, a pessoa precisa saber manuseá-la. Eu já atiro regularmente e, por isso, me inscrevi", disse.
O curso será realizado entre os dias 22 e 24 no Clube de Tiro Guabiraba, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. Mas, já nesta sexta-feira (21), será realizado um jantar no Recife para a recepção dos atiradores e políticos de outros Estados que irão participar, como o presidente do PTB Nacional, Roberto Jefferson.
A assessoria do ex-ministro Mendonça Filho afirmou que ele irá participar do jantar, mas não se inscreveu no curso. De acordo com a organização, o encontro contará com um número limitado de pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e deverá obedecer os devidos cuidados sanitários.
Já o deputado federal Daniel Coelho afirmou que irá prestigiar, mas por motivos de agenda, ainda não sabe em qual dos dias. Questionado sobre ser ambiente quase que majoritariamente bolsonarista, Daniel afirmou que foi convidado pelo Coronel Meira, que é candidato a vereador de um partido aliado e, por isso, estará presente em um dos dias.
Também devem comparecer os deputados federais André Ferreira (PSC), Ricardo Teobaldo (Podemos) e Daniel Silveira (PSL/RJ), além de deputados estaduais de outros Estados.
O curso de tiro embarcado e proteção residencial foi organizado por Meira em parceria com o brasileiro, Bob Menezes, da Titanium, e terá a participação dos snipers americanos Rich Grahamm e Jonny Marden, que estarão pela primeira vez no Estado. Abaixo, você pode conferir publicações com informações sobre o evento.