Em caminhada na UR-5, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, o candidato a prefeito Mendonça Filho (DEM) teceu uma série de críticas à atuação da Prefeitura do Recife na localidade e disse que, caso seja eleito, fará um novo acesso ao bairro, que sofre com o trânsito intenso, principalmente nos horários de pico. As declarações do democrata foram feitas na manhã deste sábado (17), depois que ele conversou com moradores e comerciantes daquela região.
“Mais uma vez, vimos aqui que o Recife que é mostrado na propaganda oficial de João Campos, que é o candidato do prefeito Geraldo Julio, não passa de uma fantasia. A cidade de verdade está abandonada, cheia de problemas. Falta saneamento aqui nas URs, há postos de saúde sucateados. E as pessoas reclamaram muito do acesso ao Ibura. Um descaso, que vamos rever quando chegarmos à Prefeitura”, disse Mendonça.
Ao comentar especificamente sobre o acesso à UR-1, o candidato mencionou a intenção de abrir um novo acesso ao bairro e disse que inclusive já discutiu o tema com membros do governo federal. “Uma subida perigosa, que atrapalha a vida de trabalhadores e estudantes. Um absurdo, já que se trata de obra simples. Não fazem melhorias por que não querem. Mas nós vamos fazer um novo acesso ao Ibura e às URs. Já comecei a discutir esse projeto com o Governo Federal. Será uma das primeiras obras que vou executar. É nosso compromisso”, detalhou.
Um dos eixos do programa de governo de Mendonça Filho é a acessibilidade nos bairros e a mobilidade urbana nas periferias. Uma das suas propostas nessa área é integrar secretarias municipais que atuam no planejamento da cidade para garantir dados mais precisos dos problemas de cada região e promover um melhor acompanhamento das soluções para cada caso. “Temos de trazer a Prefeitura para a periferia. Ouvir os moradores e cumprir o que foi acordado”, defendeu o ex-ministro da Educação.
Outra ideia do democrata é o estímulo à conservação de calçadas e o reordenamento de passeios públicos. “Mas vamos atender também as demandas por saúde, desses bairros populosos, como os daqui da Zona Sul. Os postos estão mal cuidados, faltam médicos e remédios, e isso não pode acontecer mais. Não podemos tolerar esse descaso do PSB", pontuou Mendonça, que hoje ainda participa de uma caminhada na Comunidade da Coreia, no Cordeiro.