Sete candidatos à prefeitura do Recife apresentarão e discutirão suas ideias e propostas no debate da TV Jornal, no próximo dia 10 de novembro. Antecedendo a data, os preparativos já começaram. No Estúdio B do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o cenário está sendo montado e, nessa quarta-feira (21), a equipe realizou o primeiro ensaio. Com a pandemia do novo coronavírus, também estão sendo adotados protocolos rígidos de higiene e distanciamento social.
Participarão do debate os candidatos cujos partidos possuem pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional. Confirmaram presença:
A mediação será de Leandro Oliveira, apresentador da TV Jornal. "É um compromisso que a gente abraçou com muito carinho e com muito cuidado mesmo porque a gente tem que, além de cumprir todas as regras que já são parte de um debate, seguir as regras sanitárias. Inclusive, durante o debate, os candidatos vão poder ficar sem a máscara, dentro do estúdio, porque existe, nos bastidores um cuidado de prevenção", afirmou.
O debate, que será dividido em três blocos, terá cobertura de todos os veículos do SJCC e priorizará o confronto direto entre os candidatos. A ordem e o posicionamento dos candidatos foram definidos por meio de sorteio, em reunião virtual com os representantes de cada um dos concorrentes à prefeitura da capital pernambucana.
"A única mediação que nós vamos ter, na verdade, é que tem um bloco em que há temas definidos, ou seja, vão ser sorteados temas definidos pela nossa produção, sobre os quais eles vão ter que se posicionar. Mas dessa forma, a gente entendeu que fica mais dinâmico e mais fácil para o eleitor entender de fato quem é o candidato, o que ele pensa, quias são as suas propostas e assim poder melhor decidir o seu voto", disse Mônica Carvalho, diretora de jornalismo da TV e da Rádio Jornal.
No último dia 15 de outubro, a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo indicou que o candidato João Campos (PSB) lidera as intenções de voto no Recife, com 33%, seguido por Mendonça Filho (DEM), com 18%, Marília Arraes (PT), com 14% e a Delegada Patrícia Domingos (Podemos), com 13%.
Os candidatos Coronel Feitosa (PSC) e Carlos Andrade Lima (PSL) tinham 1% das intenções de voto, enquanto Charbel Maroun (Novo), apresentava 0%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro de 2020, sendo a primeira pesquisa após o início do guia eleitoral. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife.