Nesta sexta-feira (30), Delegada Patrícia (Podemos), candidata a prefeita do Recife, foi ao bairro de Campo Grande, Zona Norte da capital, verificar um posto de saúde desativado na Avenida Jerônimo Vilela. Foi o primeiro dia de campanha após a determinação do Tribunal Regional Eleitoral de que os atos não podem mais promover aglomeração.
Na visita, Patrícia verificou que a estrutura do posto foi ocupada por pessoas sem moradia. Na ocasião, a candidata ouviu que, desde 2017 a estrutura não estaria funcionando e que o local está sujo.
"Nossa cidade está cheia de casos semelhantes a esse. Um posto de saúde, que deveria atender à população, virou um lugar de abandono. A atual gestão virou as costas para essas pessoas e a comunidade", disse a delegada.
Um dos moradores do local é o vendedor de caldo-de-cana John Lennon Souza, de 26 anos. "A gente vive aí dentro dependendo de doação e cesta básica. É muito triste a nossa situação", comentou.
Patrícia disse que, se eleita, moradia digna e atendimento de saúde para todos serão prioridade. "Queremos recuperar esse posto para atender a população de Campo Grande. E levar as pessoas que hoje estão ocupando a estrutura, dessa forma insalubre, para casas dignas", pontuou Patrícia.
Leo Salazar (Cidadania), candidato a vice-prefeito, e o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), coordenador da campanha, acompanharam Patrícia na agenda. Os candidatos a vereadores Mi (Cidadania) e Luciano Moura (Podemos) também estiveram presentes.
A reportagem entrou em contato com a comunicação da Prefeitura do Recife e aguarda posicionamento sobre as críticas da candidata.
Por causa do aumento de casos de contaminação por covid-19 e visando preservar as vidas, o TRE-PE proibiu, nessa quinta-feira (29), em todos os 184 municípios de Pernambuco, os atos presenciais de campanha eleitoral que causem aglomeração. Agora, eventos como comícios, bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares estão suspensos. Confraternizações, inclusive para arrecadação de recursos para a campanha, também estão inclusas no pacote das proibições, que se estende também aos eventos realizados em estilo drive-thru.
A candidata Delega Patrícia se pronunciou em vídeo nas redes sociais e disse que seguirá a determinação do TRE. "O TRE suspendeu as atividades de campanha que julgou gerar risco de aglomeração e decisões judiciais existem para serem cumpridas. Sou delegada e minha vida sempre foi pautada pelo cumprimento das leis, não seria diferente agora. Mas, a nossa campanha não vai parar, vamos continuar visitando os bairros do Recife e conversando com as pessoas, nem que seja uma por uma, para apresentar nossas propostas e nossas ideias para libertar o Recife", afirmou a candidata.