Se discutir propostas para a educação pública é fundamental em qualquer campanha política, o debate ganha mais urgência no atual contexto da pandemia de covid-19, quando as aulas presenciais tiveram que ser suspensas para evitar a propagação do vírus. Essa situação, somada aos desafios já existentes pedem um olhar para medidas mais estruturantes a fim de garantir o avanço na qualidade do ensino. Para estimular que os candidatos que disputam as eleições 2020 apresentem seus planos para a educação básica, o Todos Pela Educação e o Jornal do Commercio vão realizar, entre os dias 3 e 6 de novembro, entrevistas online com os quatro candidatos mais bem colocados na disputa pela Prefeitura do Recife. Serão abordadas somente questões ligadas à área educacional. As sabatinas acontecerão à noite e serão transmitidas no Youtube da TV e nas redes sociais do JC.
A série Diálogos Educação Já Municípios começa terça e vai até sexta-feira. O critério utilizado para participar das sabatinas foram as pontuações obtidas pelos candidatos nas pesquisas de intenção de votos Ibope/Jornal do Commercio/Rede Globo dos dias 2 e 15 de outubro, quando João Campos (PSB), Mendonça Filho (DEM), Marília Arraes (PT) e a Delegada Patrícia (Podemos) figuravam entre os quatro primeiros. As entrevistas terão duração de 30 minutos e serão comandadas pela repórter Margarida Azevedo, do Jornal do Commercio, setorista de educação. A transmissão será ao vivo, pelos canais do jornal e pelo Youtube do Todos Pela Educação.
"As eleições municipais de 2020 são um marco importante para o País e principalmente para educação. Os novos eleitos terão o desafio de assumir durante a pandemia e precisam estar preparados. E para apoiar na construção dos planos de governo municipais e qualificar esse debate já no período eleitoral, o Todos lançou a iniciativa Educação Já Municípios que conta com uma série de entrevistas exclusivas com os candidatos das cinco regiões do Brasil. A parceria com o Jornal do Commercio na realização dessas entrevistas em Recife dará a visibilidade necessária às propostas para melhorar a educação do município", destaca a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.
"Fazer um debate específico sobre educação para a disputa eleitoral municipal é muito importante. No Sistema Jornal do Commercio entendemos a questão da educação como vital para o desenvolvimento do País e da cidade. Trazer os candidatos a prefeito para que eles assumam o compromisso público durante a campanha sobre um tema tão relevante como educação é um passo fundamental para melhorar as gestões futuras e, mais importante que isso, melhor a qualidade das gerações futuras", enfatiza o diretor de redação do Jornal do Comeercio, Laurindo Ferreira. Ele ressalta ainda que a parceria do JC com o Todos pela Educação dá mais solidez às cobranças que serão feitas ao candidato que vencer as eleições municipais.
Os temas a serem tratados nas entrevistas terão como base as políticas prioritárias para o ensino municipal mapeadas pelo documento “Educação Já Municípios – Contribuições para o debate sobre políticas educacionais no contexto das eleições de 2020”. O primeiro a ser entrevistado será Mendonça Filho (DEM), terça-feira, às 19h. No dia seguinte será a vez de Marília Arraes (PT), no mesmo horário (19h). Na quinta-feira o convidado é João Campos (PSB), às 18h. As sabatinas se encerram com a Delegada Patrícia (Podemos), na sexta-feira, às 19h.
Ao serem chamados para as entrevistas, cada postulante indicou a data de preferência entre o intervalo de 26 de outubro e 6 de novembro. A ordem foi preenchida à medida que eles manifestavam. No Brasil, está havendo sabatinas semelhantes em São Paulo (com o jornal Estado de São Paulo), Goiânia (com o período O Popular) e em Porto Alegre (com o Zero Hora).
A capital pernambucana tem 1,6 milhão de habitantes. A rede municipal de ensino conta com cerca de 92 mil alunos, distribuídos em 316 unidades educacionais, sendo 230 escolas (entre elas 15 de tempo integral) e 86 creches ou creches escolas, além de um barco-escola, uma sala hospitalar e a Escola de Arte João Pernambuco. Há 4.422 professores. As aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março, sem previsão ainda de retorno. Para atender os estudantes há atividades remotas.
Mendonça Filho (DEM) – Terça-feira (03), às 19h
Marília Arraes (PT) – Quarta-feira (04), às 19h
João Campos (PSB) – Quinta-feira (05), às 18h
Delegada Patrícia (Podemos) – Sexta-feira (06) às 19h