Em nota, Delegada Patrícia critica Mendonça Filho e diz ''velha política'' no Recife se uniu contra sua candidatura

A candidata prefeita disse que Mendonça Filho usa o tempo de TV para atacá-la
JC
Publicado em 03/11/2020 às 13:57
Delegada Patrícia (Podemos) e Mendonça Filho (DEM), que foram candidatos à Prefeitura do Recife Foto: Reprodução


A Coligação Mudança Já, da Delegada Patrícia (Podemos), divulgou uma nota, na tarde desta terça-feira (3), afirmando que o candidato Mendonça Filho, do DEM, está promovendo "linchamento, carregado de xenofobia" contra Patrícia. "Com frases fora de contexto ele (Mendonça) está, por toda a cidade, de forma irresponsável, pregando a mentira", afirma trecho da nota.

Não é a primeira vez que há um desconforto entre Patrícia e Mendonça nesta eleição. Ambos trocaram farpas quando o democrata rebateu a reclamação da delegada por um vídeo dele expondo postagens antigas da candidata em que entre outras coisas, chamava o Recife de "Recífilis".

>> Mendonça rebate Patrícia na polêmica do 'Recífilis' e a acusa de preconceito contra nordestinos

>> Desentendimentos na centro-direita recifense podem favorecer candidato da situação, avaliam especialistas

Na ocasião, Mendonça chegou a atribuir a Patrícia um preconceito contra nordestinos. "Eu já vivi preconceito de sulistas e inclusive de cariocas a respeito da minha posição de nordestino. Isso nos agride a alma, o nosso coração. Não vamos aceitar esse tipo de posicionamento e de omissão. Ela teve oportunidade até de pedir desculpas e não fez. É importante que a gente restabeleça os fatos, diga de forma clara e objetiva que o debate político investiga a vida de cada cidadão e cidadã que se coloca na disputa eleitoral na cidade do Recife e nós não vamos esconder o nosso passado. O meu é aberto, livre das opiniões dadas, das posições tomadas para que cada um possa julgar", disse o candidato.

Segundo a coligação da Delegada Patrícia, Mendonça Filho está usando a televisão e o rádio para propagar ataques contra a candidata. "Com sua candidatura já desidratada, usa o tempo que tem de mídia para tentar impedir que alguém da oposição vá para o segundo turno. O maior sinal dessa tática é o candidato do DEM preservar a candidata do PT, Marília Arraes, para atacar a Delegada Patrícia", diz trecho da nota divulgada nesta terça-feira.

A Coligação Mudança Já ainda afirma que há uma união de todas as candidaturas "que representam a velha política" contra a Delegada Patrícia. "Eles fingem que disputam, mas jogam no mesmo time. Eles temem perder a posição de poder que sempre tiveram, por isso atacam. A coligação Mudança Já (Podemos e Cidadania) está atenta a todos os ataques gratuitos e não vai permitir o jogo baixo", afirma a coligação.

O JC procurou a comunicação do candidato Mendonça Filho, mas foi informada que o democrata não se pronunciaria sobre o caso.  

Família

A nota também afirma que familiares e amigos próximos à candidata Delegada Patrícia estão sendo abordados por uma pessoa desconhecida para coletar informações pessoais dela.

Sem citar nomes, a nota diz que ação está sendo realizada por "candidatos profissionais da velha política do Recife, e adversários da Delegada Patrícia". Ainda de acordo com a Coligação Mudança Já, o assédio virtual faz parte e uma "estratégia de intimidação" contra a delegada.

Em prints retirados de uma conversa no Facebook, - divulgados pela comunicação da delegada - um homem desconhecido da candidata e que, ainda assim, se apresenta a amigos como apoiador de sua candidatura, diz querer saber histórias da vida dela no Rio de Janeiro para fazer uma homenagem. 

Guia eleitoral

No guia eleitoral de TV desta terça-feira Delegada Patrícia voltou a criticar as famílias políticas do Recife. Durante a campanha, a candidata vem reforçando que é servidora e que pela primeira vez está disputando um cargo político. Ela também e já utilizou imagens de João Campos, Mendonça Filho e Marília Arraes, em peças publicitárias, afirmando que estes candidatos ganharam "cargos da família".

Na propaganda de hoje, o narrador afirma que "há décadas o poder no Recife passa sempre pelas mesmas mãos. Como se fosse uma capitania hereditária". Em seguida, Patrícia afirma que o Recife precisa de alguém que governe para todos e não para uma família ou grupo político. "O recifense é um povo criativo, inteligente e batalhador. Só precisa de uma prefeitura que crie menos barreiras e mais pontes, que abra mais portas e coloque as pessoas como prioridade", disse a candidata.

TAGS
EleiçõesSJCC Eleições 2020 Patrícia Domingos Mendonça Filho
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory