Demitido pelo presidenta Jair Bolsonaro (sem partido) em junho de 2019, o ex-ministro e general Carlos Alberto dos Santos Cruz reagiu ao discurso do chefe do Executivo nacional, que demonstrou negacionismo em relação à pandemia do novo coronavírus e disse que o Brasil "tem que deixar de ser um país de maricas". Sem citar o nome de Bolsonaro, Santos Cruz criticou o presidente pelas redes sociais: “Cansado de show”, disse.
“O Brasil não é um país de maricas. É tolerante demais com a desigualdade social, corrupção, privilégios. Votou contra extremismos e corrupção. Votou por equilíbrio e união. Precisa de seriedade e não de show, espetáculo, embuste, fanfarronice e desrespeito”, criticou o general.
Na quarta-feira (11), o general também alfinetou a frase de Bolsonaro de que teria “ganhado novamente”, após os testes da vacina da CoronaVac terem sido interrompidos temporariamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em caixa alta, no Twitter, Santos Cruz questionou "ganhou de quem?".
"GANHOU DE QUEM? Vacina, qualquer que seja, é saúde pública. É para a população. Não é assunto particular. O trato tem ser técnico e dentro da lei. Fora disso é irresponsabilidade, falta de noção mínima das obrigações, desrespeito pela saúde dos cidadãos. Vergonha! Sem classificação", escreveu o ex-ministro.