O prefeito de Santa Terezinha, no sertão de Pernambuco, Geovane Martins, conhecido como Vanin de Danda (Avante), não resistiu às complicações causadas pelo novo coronavírus e faleceu na madrugada desta sexta-feira (20). Vanin tinha 51 anos e concorreu à eleição municipal deste ano, mas perdeu a disputa para Delson Lustosa (Podemos). O candidato não chegou a fazer campanha eleitoral pois, logo no ínicio, foi contaminado pela doença.
Na quarta-feira (18), o boletim médico já informava que o quadro de saúde do prefeito era gravíssimo. Coração, pulmões e rins paralisaram por conta do vírus. Ainda na manhã da quarta-feira, o atual vice-prefeito Adarivan Santos (Avante) foi empossado como prefeito interino da cidade.
>> Veja as últimas notícias sobre o coronavírus
Vanin deu entrada na manhã da segunda-feira (02.11), na Unidade Mista de Saúde de Santa Terezinha, reclamando de falta de ar e dificuldades de respirar. Ele passou mal na noite do domingo (01.11) e apresentou o diabetes muito alto.
Ele foi transferido para a Ala Covid, em São José do Egito, ainda no final da tarde da segunda. Na manhã da terça-feira (03.11), voltou a ter complicações em seu quadro de saúde, mas os médicos conseguiram estabilizar.
"A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), através da sua diretoria, lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Santa Terezinha, Geovane Martins, o Vanin de Danda, vítima da covid-19. A Amupe se solidariza com a família e amigos, e expressa seus sinceros sentimentos, extensivos à população daquele município".