João da Costa diz que vitória de Marília Arraes no Recife ajuda a ''derrotar o bolsonarismo''

João da Costa, que já foi contrário à candidatura própria do PT, disse defender a candidatura de Marília
JC
Publicado em 23/11/2020 às 17:09
João da Costa (PT) é vereador do Recife Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM


O vereador do Recife João da Costa (PT), que não conseguiu se reeleger na eleição de 2020, lançou uma nota, na tarde desta segunda-feira (23), afirmando que "diante dos ataques ao legado das nossas gestões e ao PT", reafirma compromisso com a defesa da candidatura de Marília Arraes a prefeita da capital pernambucana.

João da Costa faz parte da ala do PT que preferia uma aliança com o PSB no Recife ao invés de lançar Marília. Agora, ele aponta que a vitória de Marília Arraes "é a sinalização para derrotar o bolsonarismo em 2022".

>> João da Costa provoca Marília Arraes nas redes sociais vestindo camisa vermelha do PT

>> Marília Arraes recebe apoio de 12 congregações evangélicas à sua candidatura no Recife

>> João Paulo declara apoio à candidatura de Marília Arraes no Recife

Sem citar a campanha de João Campos (PSB), adversário de Marília no segundo turno, João da Costa afirma que "campanhas que despolitizam e atacam o PT de forma a desqualificar o processo democrático, minam a democracia e não ajudam a combater o bolsonarismo".

Cartazes de campanha, que estão disponíveis nas redes sociais do vereador, possuem apenas a foto de João da Costa, sem menção a Marília Arraes. João também não esteve na inauguração do comitê da candidata no primeiro turno.

Confira a nota de João da Costa:

"Quem conhece minha vida sabe que sempre tive uma relação profunda com o PT. Milito no Partido desde sua fundação até os dias de hoje, fazendo com que minha estória de vida e de participação política se confunde com a do PT. Durantes as três gestões do PT no Recife, contribui decisivamente, sendo oito anos como Secretário e quatro como Prefeito, para a construção de um legado que mudou a cidade, principalmente a vida dos mais pobres. Priorizando sempre a participação popular, através do Orçamento Participativo, um programa que revolucionou a participação das pessoas nas decisões políticas da cidade.

Mesmo em 2012, quando fui de maneira injusta impedido de ser candidato à reeleição pelo Partido, mantive-me fiel por sua contribuição à democracia e às mudanças realizadas pelos governos Lula e Dilma. Em 2016, quando João Paulo foi candidato a prefeito pelo PT, mesmo diante das diferenças estabelecidas, apoiei sua candidatura. Nestas eleições, não tem sido diferente. Desde o primeiro turno orientei a todos que me apoiaram a defender a candidatura do nosso Partido, neste momento representada pela companheira Marília Arraes.

Agora, no segundo turno, diante dos ataques ao legado das nossas gestões e ao PT, reafirmamos o nosso compromisso com a defesa de Lula, de Dilma e da nossa candidata Marília Arraes. Campanhas que despolitizam e atacam o PT de forma a desqualificar o processo democrático, minam a democracia e não ajudam a combater o bolsonarismo. A vitória da chapa PT/PSOL, formada por Marília Arraes e João Arnaldo, é a sinalização para derrotar o Bolsonarismo em 2022."

Anderson Ferreira

PH REINAUX/DIVULGAÇÃO -

O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), gravou um vídeo de apoio à Marília Arraes, também na tarde desta segunda-feira (23). "Anunciei meu apoio à Marília por entender ser o melhor para o Recife. Nos últimos dias, o desespero tem tomado conta dos adversários. Uma verdadeira campanha do ódio buscando dividir o Recife através de fake news e tentando manipular a fé das pessoas."

Anderson criticou a postura do PSB e de seu candidato no Recife, João Campos. "É o retrato da inexperiência, do despreparo e da imaturidade. O Recife vai saber escolher o seu caminho, caminho de paz. É preciso respeitar as mulheres e o Recife."

Humberto Costa 

Outra liderança que saiu em defesa de Marília Arraes foi o senador Humberto Costa. Ele fez uma série de postagens no seu Twitter nesta segunda-feira (23), em que rechaçou ataques contra o PT. Na semana passada, foram colados vários cartazes apócrifos 

O petista disse lamentar a forma como a eleição do Recife esteja sendo conduzida. "O PT - pela sua história, pelo seu legado e por tudo que já fez pelo Recife - não merece esse tipo de ataque desleal, preconceituoso e mentiroso que vem sofrendo", disse Humberto. 

 

Segundo Humberto, a postura de ataque ao PT fere o campo progressista e dificulta futuras alianças em 2022 para se opor à "direita fascista". Ainda de acordo com ele, assim como a extrema-direita está contra o Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo e Manuela D'Ávila (PCdoB) em Porto Alegre, ambos candidatos que passaram para o segundo turno, a mesma sistemática é feita contra o PT "e nossa candidata @MariliaArraes, a quem presto minha solidariedade", afirmou Humberto. 

TAGS
EleiçõesSJCC Eleições 2020 Marília Arraes
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory