Após a publicação no Diário Oficial do Estado, do Decreto n° 50.048, que trata da desapropriação de áreas próximas a BR-232 para a viabilização a triplicação do seu acesso, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), assinaram uma portaria instituindo o grupo de trabalho conjunto as duas esferas, para acompanhar as obras.
>>Para acelerar processos de julgamento de homicídios, Paulo Câmara assina acordo para implantar o Projeto Monitor de Justiça
“Hoje (quinta-feira) o governador Paulo Câmara publicou o Decreto para a desapropriação da faixa de domínio para a BR-232, no trecho que vai da Ceasa ao Atacado dos Presentes, para poder viabilizar a triplicação. E hoje, fizemos a assinatura da criação de um grupo de trabalho do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife para que este grupo tenha como objetivo, nos próximos meses, começar a obra de triplicação, que a gente vai fazer conjuntamente, Governo e a Prefeitura, tanto a desapropriação quanto a obra, então um compromisso que vai ser realizado para a melhoria do acesso do Recife pela BR-232”, explicou o prefeito João Campos, que já havia anunciado a triplicação da via de acesso como promessa de campanha.
O grupo será formado por integrantes das secretarias estaduais de Infraestrutura e Recursos Hídricos e de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado, além de representantes das secretarias municipais de Infraestrutura e de Política Urbana e Licenciamento. A formalização do grupo ocorreu em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas, nesta quinta-feira (7), e contou com a participação da vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), do secretário municipal Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, e da secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista.
"Agora vamos dar celeridade aos projetos, todos os licenciamentos, a tudo o que precisa ser feito, para esse avanço que vai garantir o ir e vir das pessoas ao Recife, com mais qualidade mais velocidade, mais celeridade, e acima de tudo buscando realmente a integração e o desenvolvimento não apenas para o Recife mas também para o estado de Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.
Além de realizar o planejamento e execução das obras de triplicação da BR-232, o grupo de trabalho irá acompanhar os processos de desapropriação, regularização fundiária, licenciamento urbanístico e ambiental, e também buscar soluções em casos de interferências que causem impacto na área de influência da obra. O investimento previsto para a realização dos serviços na via, que é o principal acesso ao Recife, é de cerca de R$ 145 milhões.