Presidente da Câmara

Para Maia, falta de oxigênio em Manaus é resultado da ''agenda negacionista''

Maia cobrou a retomada dos trabalhos no Congresso para discutir situação do Amazonas e das vacinas

Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 15/01/2021 às 10:50 | Atualizado em 15/01/2021 às 14:09
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados - FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Após um pedido de intervenção federal no Amazonas, proposto pelo deputado federal Delegado Pablo (PSL-AM), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nas redes sociais a retomada dos trabalhos no Congresso para discutir a situação do Estado e a questão das vacinas.

Segundo Maia, o Parlamento deveria se reunir para debater esses temas. "Está na hora de todas as forças se unirem para salvar vidas. É fundamental - como defendi em dezembro com outros parlamentares - que o Congresso retome suas atividades na semana que vem", afirmou Rodrigo Maia.

>> 'Fechamento da Ford é demonstração da falta de credibilidade do governo', diz Maia

>> Maia defende o isolamento nas redes sociais, mas quer impor aglomeração na própria Câmara

>> Atraso na vacina é maior erro de Bolsonaro e pode levar a um processo de impeachment, diz Maia

O Amazonas vive um colapso de saúde pública com falta de oxigênio em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Por outro lado, ainda não há definição do governo federal sobre a vacinação, em coordenação com estados e municípios. Maia cobrou que todos se esforcem para salvar vidas com o retorno das atividades parlamentares.

"A falta de oxigênio em Manaus, o atraso na vacina, a falta de coordenação com Estados e municípios são resultados da agenda negacionista que muitas lideranças promovem", criticou Rodrigo Maia por meio de suas redes sociais.

O recesso parlamentar do fim do ano vai de 23 de dezembro a 1° de fevereiro, mas a Constituição traz a possibilidade de convocação extraordinária, pela maioria dos membros das duas Casas Legislativas em caso de urgência ou interesse público relevante.

Alguns parlamentares já abraçaram a deia de Maia, como o deputado federal pernambucano Tadeu Alencar (PSB) que também defende a volta do Congresso e assinou um requerimento do senador Alessandro Vieira para que Câmara dos Deputados e Senado Federal voltem a funcionar de forma emergencial para deliberar assunto relacionados à covid-19.

"O Brasil passa por um momento crítico e nós, como parlamentares, temos que dar um suporte ao povo brasileiro. Existem muitas pautas que precisam andar e o Congresso Nacional precisa fazer a sua parte", destacou Tadeu Alencar.

Entre os assuntos importantes a serem discutidos no Congresso Nacional em se confirmando o retorno das atividades, está a volta do auxílio emergencial, que parou de ser pago em dezembro. "O auxílio emergencial se mostrou fundamental para a população brasileira. Nós brigamos na Câmara para que ele existisse e para que fosse no valor de R$ 600 e não de R$ 200 como o presidente Bolsonaro queria. Não concordamos com a redução pela metade a partir de agosto e agora vamos trabalhar para que ele volte a ser pago ao povo brasileiro".

Amazonas

Amazonas entrou em colapso por conta da falta de oxigênio - Divulgação/Governo do Amazonas
O Amazonas soma quase 203 mil casos e 5.368 óbitos pelo novo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde - MICHAEL DANTAS/AFP

Nessa quinta-feira (14), o Amazonas registrou 3.816 novos casos de covid-19, sendo 2.516 apenas em Manaus. Foi o maior número de novos casos registrados no Estado e na capital amazonense desde março de 2020.

>> Estima-se que até 750 pacientes tenham que deixar Manaus por causa da falta de oxigênio

>> No Amazonas, pacientes com covid-19 começam a ser transferidos para outros Estados; veja vídeos

O número de mortes subiu para 5.930, com mais 51 mortes causadas pela doença. Do total, 44 óbitos ocorreram nas últimas 24 horas e outros sete foram registrados em dias anteriores, mas confirmados agora. Além disso, foram 254 novas hospitalizações apenas na capital.

O Governo do Amazonas publicou, nessa quinta-feira (14), um decreto estadual que restringe, pelo período de dez dias, a circulação de pessoas em todos os municípios do Estado, das 19h às 6h. A medida visa frear o avanço da pandemia.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS