Câmara do Recife aprova projeto permitindo compra de vacinas contra covid-19 pela Prefeitura

''É fundamental que possamos avançar e oferecer mais vacinas à população'', disse o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB)
Cássio Oliveira
Publicado em 15/03/2021 às 13:28
Campanha de vacinação no Recife Foto: JAILTON JR./JC IMAGEM


A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira (15), o Projeto de Lei do Executivo que ratifica o consórcio entre municípios e Estados do Brasil, permitindo que a Prefeitura possa comprar, diretamente das farmacêuticas, vacinas contra a covid-19.

O texto aprovado possibilita que o poder público municipal possa adquirir não apenas as vacinas, mas também os insumos, equipamentos e serviços para acelerar a vacinação no Recife.

>> Porto Alegre tem fila para registro de óbitos em meio ao avanço do coronavírus

>> Olinda suspende agendamento de vacinação para idosos entre 75 e 79 anos por falta de doses

“É fundamental que possamos avançar e oferecer mais vacinas à população. O Brasil e Pernambuco vivem um momento muito delicado, com leitos hospitalares lotados e o aumento no número de casos e vítimas fatais. O único remédio que conhecemos é a vacina e este esforço será importantíssimo para que mais recifenses sejam imunizados”, afirmou o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB).

O projeto passou por todas as comissões necessárias e houve pedido de dispensa para que fosse votado em plenário. Foram realizadas duas votações e em ambas foi aprovado por unanimidade na Casa. O texto final segue ainda hoje para a sanção do prefeito João Campos e publicação no Diário Oficial.

"A gente está nesta luta desde o início do ano, falando com os laboratórios, abrindo as negociações. Infelizmente, a maior parte dos laboratórios não demonstram interesse em poder fazer a venda direta. Então, através da Frente Nacional dos Prefeitos, nós estamos formando um consórcio com mais de mil municípios para poder comprar as vacinas", explicou João Campos quando enviou o projeto à Câmara.

Relator

A proposta havia sido encaminhada pela Prefeitura do Recife para a Casa José Mariano na última segunda (8) e teve dispensa de prazo solicitada pelo líder do governo Samuel Salazar (MDB). “É urgente a necessidade que temos de adquirir novas vacinas e continuar imunizando a população. E com mais celeridade. A doença avança e essa é a maneira de conter a contaminação. A Câmara cumpriu o seu papel em mais uma importante decisão no combate à covid-19 em nosso município”, disse Salazar.

Segundo o vereador, a aprovação imediata do projeto foi necessária, porque a montagem do consórcio está prevista para o  próximo dia 22 de março. Com a aprovação, o município está autorizado a adquirir vacinas pelo Consórcio Conectar – Consórcio de Vacinas das Cidades Brasileiras. A expectativa é que sejam adquiridas cerca de 200 mil doses para o Recife.

Salazar ainda ressaltou que o ingresso do município no consórcio vai facilitar a compra dos imunizantes em grande quantidade pelas cidades.

TAGS
Câmara do Recife Coronavírus Covid19 prefeitura do recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory