Após participar, nesta sexta-feira (4), de um protesto em frente ao Palácio da Justiça, na área central do Recife, Guilherme Boulos, principal nome do PSOL para a disputa pelo Governo de São Paulo em 2022, esteve na inauguração da Cozinha Solidária do Brasil, na Vila Santa Luzia, bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. O projeto foi idealizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do qual Boulos é um dos líderes, e é a 10º cozinha deste tipo inaugurada pelo grupo no Brasil, fruto de uma ocupação de imóvel abandonado pela Prefeitura do Recife.
"A Cozinha Solidária está fazendo o papel que o governo não faz. Não falamos apenas de comida, também são sonhos que se concretizam", comemorou Guilherme Boulos, na ocasião.
O espaço distribui 2.250 refeições por semana, uma média de 320 por dia, no almoço e no jantar, para a comunidade da cidade. De acordo com o MTST, mais de 160 moradores do local já foram cadastrados para mapear o perfil socioeconômico da área e, a partir das informações coletadas, pensar em políticas e ações de organização que podem ser postas em prática para melhorar a qualidade de vida da população.
Além de Boulos, participaram da inauguração a deputada estadual Tereza Leitão (PT), o ex-prefeito do Recife, João Paulo, e as vereadoras Liana Cirne (PT) e Dani Portela (Psol). Representantes de movimentos como o Must, Pão e Tinta, Ocupe a Mente, Sintraci, Simpmol, Sindicato dos Rodoviários, Coletivo Muda, Rede de Mulhares Negras, SOS Corpo, MST e Fetape, entre outros, também marcaram presença.