Depois do Brega ter sido declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, um projeto de lei de autoria do deputado federal Felipe Carreiras (PSB) propõe a classificação da cidade como "Capital Nacional do Brega". O projeto de lei n° 2521/2021 foi protocolado nesta terça-feira (13).
"Destacamos que tal reconhecimento proporcionará maior visibilidade a um movimento que, como dito, é
patrimônio imaterial e cultural do município e impulsionará não só a valorização e representatividade da luta dos que compõem este movimento, mas também aeconomia e o turismo local", diz a justificativa do projeto.
- Movimento Brega é, oficialmente, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife
- Pabllo Vittar regrava 'Ânsia', sucesso da Brega.Com, ganha elogios de Eliza Mell e 'quebra' internet
- Por meio de projetos no Congresso, Recife pode se tornar 'Capital Nacional do Brega'
"A cidade do Recife sempre figurou como berço de grandes manifestações culturais, que traduzem a essência de seu povo e com o passar do tempo o brega que é um movimento periférico vem conquistando o Brasil nas suas mais diversas variações”, afirmou Felipe Carreras.
O autor da lei municipal (nº 18.807/2021) que torna o brega patrimônio, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), ajudou na elaboração no texto que vai tramitar na Câmara dos Deputados. Ele acompanhou Carreras quando o projeto no âmbito federal foi protocolado na Casa Baixa.
"O Deputado Felipe Carreras sempre foi um entusiasta da nossa cadeia artístico- cultural e esta iniciativa fortalece o fomento às políticas públicas de valorização de um movimento que se transformou em uma potência não apenas cultural, mas também econômica", diz Marco Aurélio Filho.