Ao repercutir a rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, colocada em votação no plenário da Câmara dos Deputados, na noite dessa terça-feira (10), o youtuber Felipe Neto, declarou que o PSB foi a legenda que mais o decepcionou. Ele publicou em suas redes sociais, quais partidos teriam votado a favor e contra a proposta que determinava a impressão de cédulas após a confirmação do voto do eleitor.
"PSB foi a maior decepção do ano, mais de 1/3 a favor", declarou Neto. Apesar da orientação contraria a proposta de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que já havia sido rejeitada na comissão especial que analisava o tema, não houve fechamento de questão dentro do Partido Socialista Brasileiro - ou seja, os parlamentares estariam livres para decidir seu posicionamento independente da sigla.
Foram 11 deputados federais que votaram à favor da PEC do voto impresso: Mauro Nazil (RO), Ediminho Madeira (MG), Julio Delgado (MG), Ted Conti (ES), Jefferson Campos (SP), Ricardo Silva (SP), Rosana Valle (SP), Luciano Ducci (PR), Rodrigo Coelho (SC), Heitor Schuch (RS) e Liziane Bayer (RS).
- Veja como votaram os deputados pernambucanos na PEC do voto impresso
- Para Arthur Lira, debate sobre voto impresso está encerrado
- Após rejeição ao voto impresso, parlamentares cobram a Bolsonaro discussão sobre desemprego e inflação
- Filho de líder do governo Bolsonaro votou contra voto impresso
- Veja a lista com o percentual de deputados que mais apoiaram o voto impresso, por partido. PSB e PDT estão nela
- Daniel Coelho fez discurso certeiro na votação histórica que enterrou voto impresso
- Tanques, voto impresso e o futuro próximo
Da bancada federal do PSB de Pernambuco, apenas o deputado federal Gonzaga Patriota não votou, os demais parlamentares foram contrários a aprovação do texto. "O meu voto contrário à PEC do voto impresso é um compromisso com a democracia e a transparência! O texto ñ previa qual voto seria considerado como o válido em caso de divergência, se o digital ou o impresso. Ou seja, o voto impresso não garantiria nenhum tipo de resultado", afirmou o deputado federal Felipe Carreras.
O líder do PSB na Câmara, o deputado federal Danilo Cabral, também celebrou o resultado. "PEC do Voto impresso derrotada na Câmara dos Deputados. Vitória da Democracia. Basta de cortinas de fumaça. Precisamos discutir os verdadeiros problemas do Brasil real. O povo precisa de vacina, auxílio e emprego", afirmou o socialista.