Um projeto de lei que institui no município de Paudalho, Mata Norte do Estado, um programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas municipais deve ser votado pela Câmara de Vereadores da cidade nos próximos dias. A proposta foi enviada pelo prefeito Marcelo Gouveia (PSD) ao Legislativo no dia 5 de agosto.
"Isso é uma questão de saúde pública e de direito. Sabemos que no Brasil existe a Lei de Combate a Pobreza Menstrual que determina o acesso a absorventes higiênicos e muita das vezes a aluna deixa de ir até a escola pela falta dos absorventes e isso causa a evasão. Nós queremos com essa ação combater esse fator e também garantir o direito", disse o gestor municipal.
>> Câmara do Recife aprova projeto de lei para distribuição de absorventes em escolas municipais
Antes de chegar ao plenário, a proposta precisa passar pelas comissões de Justiça, Constituição, Redação e Educação da Câmara. Se aprovado, o projeto retornará às mãos do prefeito, que deverá sancioná-lo. Depois disso, os absorventes serão distribuídos pela Secretaria de Educação da cidade.
"Até a próxima quarta ou no máximo na próxima semana esse projeto será votado e com certeza será aprovado, porque vai beneficiar nossas estudantes paudalhenses", pontuou o presidente da Câmara dos Vereadores, Heristow Aragão.