diálogos

Eduardo Bolsonaro teria oferecido ajuda para Allan dos Santos, investigado pelo STF, deixar o Brasil

O blogueiro Allan dos Santos é investigado em inquérito que apura ofensas e fake news contra os ministros da Corte. Ele vive atualmente nos Estados Unidos

Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 01/10/2021 às 22:54
Eduardo não respondeu à Folha sobre o assunto - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

*Com informações da Folha de S.Paulo

Eduardo Bolsonaro (PSL), deputado federal e filho da presidente da República, teria oferecido ajuda para o blogueiro Allan dos Santos, investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deixar o Brasil. As mensagens foram interceptadas pela Polícia Federal, compartilhadas com a CPI da Covid e obtidas pela Folha de S.Paulo.

Os diálogos teriam ocorrido em junho de 2020. Nas conversas, Eduardo teria solicitado passaporte de Allan e de sua família, além de perguntar do que ele precisa. O dono do site Terça Livre deixou o País em julho de 2020, cerca de um mês após os diálogos. Ele é investigado em inquérito no STF que apura ofensas e fake news contra os ministros da Corte e mora atualmente nos Estados Unidos.

"Allan. Me passa o passaporte, seus filhos, seu, sua esposa. O que você precisa", diz uma das mensagens que teria sido enviada por Eduardo, reproduzida literalmente.

Allan dos Santos responde que somente ele está com passaporte válido. Em seguida, afirma que o então presidente americano, Donald Trump, teria uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro.

"Ok. Passaporte: só eu tenho. E minha esposa: passaporte expirado. Trump está ligando para seu pai às 17h".

Em outro momento, Eduardo teria pedido dados do processo aberto na Polícia Federal, com o objetivo de facilitar a regularização dos documentos.

"Preciso do nº do protocolo desses atendimentos p passaporte. E para qnd está agendado a retirada do passaporte ou a ida para tirar a foto, enfim, uma ida à PF", diz.

Allan teria respondido com os protocolos dos pedidos do passaporte, e seis dias depois cobra a resposta: "Fala, Duda. Alguma novidade da PF?"

Respostas

O deputado federal Eduardo Bolsonaro foi procurado pela Folha por meio de sua assessoria de imprensa, mas ainda não respondeu aos questionamentos.  O Palácio do Planalto também não respondeu se a conversa entre Bolsonaro e Trump realmente se confirmou e se a situação de Allan dos Santos foi tratada na ocasião. Allan dos Santos usou suas redes sociais para se manifestar, criticando a Folha. Disse que a publicação do jornal se trata de "fofoca" e "inveja".

Financiamento para disseminação de fake news

Anteriormente, a CPI da Covid já havia recebido documentos em que mostram que o blogueiro Allan dos Santos teria sido financiado por Luciano Hang, empresário dono das lojas Havan. Para isso, ele teria tido ajuda do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL).

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS