Alvo da CPI da Covid, o blogueiro Allan dos Santos teve um mandado de prisão preventiva decretado contra ele pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A Procuradoria Geral da República se manifestou contra o pedido.
- Alexandre de Moraes manda prender e extraditar dos EUA blogueiro bolsonarista Allan dos Santos
- Blogueiro Allan dos Santos estimulou Bolsonaro a dar um golpe, suspeita Polícia Federal
- Eduardo Bolsonaro teria oferecido ajuda para Allan dos Santos, investigado pelo STF, deixar o Brasil
Alexandre de Moraes também determinou que a Polícia Federal inclui o mandado de prisão contra Allan dos Santos na Difusão Vermelha da Interpol. A embaixada do Brasil nos EUA também foi acionada.
Atualmente, ele reside nos EUA, e o ministro também determinou que o Ministério da Justiça abra um processo de extradição dele. Eleteria saído do paísem julho deste ano, mas com um visto de turista vencido em fevereiro.
Quem é Allan dos Santos
Allan dos Santos é fundador do Canal Terça Livre e tem ligação direta com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua família.
No STF, é investigado em dois inquéritos. Um deles, aberto em 2019, investiga desinformação e ataques aos ministros do tribunal.
O outro, aberto em julho de 2020, mira em uma milícia digital que ataca sistematicamente a Constituição, o Poder Judiciário. Esta organização criminosa atuaria nas redes sociais para difundir conteúdo político contra as instituições. Existe a suspeita de que ele seja um dos organizadores.
Neste inquérito, a PF apontou que o blogueiro tentou influenciar o presidente Bolsonaro e parlamentares governistas a darem um golpe de estado na época dos atos antidemocráticos ocorridos entre os meses de abril e maio de 2020.
Ambos os inquéritos são relatados por Alexandre de Moras. Allan dos Santos nega o envolvimento em qualquer irregularidade.
A CPI da Covid obteve informações de que Allan teria recebido a ajuda do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) para conseguir recursos do empresário e dono das lojas Havan, Luciano Hang. O filho de Jair Bolsonaro também o teria ajudado a sair do Brasil.
- Luciano Hang teria financiado blogueiro Allan dos Santos, acusado de fake news, com ajuda de Eduardo Bolsonaro, indicam documentos
- Eduardo Bolsonaro teria oferecido ajuda para Allan dos Santos, investigado pelo STF, deixar o Brasil
- Moraes vai mandar PF ouvir ex-estagiária de Lewandowski aliada do bolsonarista Allan dos Santos
- À PF, ex-estagiária de Lewandowski nega vazamento de informações para Allan dos Santos e pede 'desculpas'
Dança
Um vídeo do blogueiro dançando e zombando da covid-19 repercutiu nas redes em março de 2020, no inicio da pandemia. No vídeo, ele dança e diz "corona é o c*****o", ao ladode Italo Lorenzon, também fundador do Terça Livre.
Bom saber que os apoiadores de Bolsonaro estão preocupados e orando pelas famílias do Brasil. pic.twitter.com/Rla2P7whEz
— Rosa Vaz (@andersonrosavaz) March 24, 2020