Senado Federal

PCdoB quer vaga no Senado e Luciana Santos disputa com mais seis nomes cotados para compor a chapa da Frente Popular de Pernambuco

A vice-governadora Luciana Santos, lançou seu nome como opção para vaga ao Senado na chapa que será definida pela Frente Popular, sob liderança do governador Paulo Câmara

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 27/01/2022 às 16:37
BERG ALVES/TV JORNAL
Luciana Santos e Paulo Câmara - FOTO: BERG ALVES/TV JORNAL
Leitura:

O PCdoB apresentou a vice-governadora Luciana Santos como pré-candidata ao Senado Federal como uma opção para ser analisada pela Frente Popular de Pernambuco. O nome de Luciana, que também é presidente nacional do PCdoB, se soma aos dos deputados federais e presidentes estaduais André de Paula (PSD), Silvio Costa Filho (Republicanos), Wolney Queiroz (PDT) e Eduardo da Fonte (PP), que também almejam a vaga. Além dos deputados federais Carlos Veras e Marília Arraes, cotados pelo PT.

Durante a reunião virtual, realizada na manhã desta quinta-feira (27), com as direções nacionais e estaduais do PT, PSB e PCdoB, os socialistas enfatizaram que o governador Paulo Câmara vai concluir os oitos anos do seu mandato, e portanto, será o principal coordenador do seu processo de sucessão. “Ele tem dito às mais diversas forças políticas, essa posição de concluir o seu mandato. Sendo assim, na ocasião, nos colocamos para a análise da Frente Popular, o meu nome ao Senado”, afirmou a vice-governadora, em entrevista ao JC.

Luciana Santos disse que os partidos afirmaram que é legítima essa colocação feita pelo PCdoB, e que, após a definição de quem será o candidato a governador, eles devem se reunir novamente para debater melhor a montagem da composição da chapa. Ela também relembra que o partido possui um legado histórico construído tanto com o PT quanto com o PSB.

Vale lembrar que o Partido Comunista do Brasil ocupou o cargo de vice-prefeito com Luciano Siqueira nas gestões do ex-prefeito João Paulo, eleito em 2000 e reeleito em 2004, e também nos dois governos do ex-prefeito Geraldo Julio, que foi eleito em 2012 e depois reeleito em 2016. No âmbito estadual, Luciana Santos foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia de 2009 a 2010, na primeira gestão do governo de Eduardo Campos. Em 2018, foi eleita vice-governadora na chapa que reelegeu Paulo Câmara por mais quatro anos à frente do Estado.

Pré-candidato a governador pelo PT, o senador Humberto Costa afirmou apenas que o restante da chapa “só será discutida depois que tiver a escolha do governador, e aí vamos iniciar o debate sobre o Senado e a vice”. O parlamentar pernambucano explicou que foi apresentado novamente, a posição do PT de Pernambuco em sugerir o seu nome como candidato a governador pela Frente Popular, por toda sua história política e por acreditarem na força que essa postulação pode ter nas eleições.

“Entendendo que é uma proposta para somar, pois o PT não tem objetivo de romper com a frente. Nós queremos fazer um trabalho de convencimento de que a nossa é a melhor candidatura. E o governador Paulo Câmara colocou claramente que o PSB entendia que eles teriam a precedência para lançar o nome para o Governo do Estado”, declarou Humberto.

A reunião contou com a participação online da presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, o vice-presidente nacional do partido, deputado federal José Guimarães, a deputada estadual Teresa Leitão e o dirigente Oscar Barreto. Pelo PSB, participaram o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e o presidente estadual, Sileno Guedes. Já representando o PCdoB, além da vice-governadora Luciana Santos, o deputado federal Renildo Calheiros também acompanhou a reunião.

No dia anterior, a comissão da Executiva do PT, esteve com Paulo Câmara e, a defesa por um candidato com perfil político, reforçou a tese de que o indicado seria o deputado federal Danilo Cabral, conforme trouxe o JC. Nesta quinta-feira, o governador se reúne com o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, e ainda aguarda para receber o líder do Avante na Câmara dos Deputados, Sebastião Oliveira. A conversa com os socialistas deverá ser feita neste fim de semana. E até o fim da próxima semana, o nome será apresentado, mas segundo Humberto Costa, tudo isso poderá ser feito até a próxima terça-feira (1º).

 

 

Comentários

Últimas notícias