Matéria atualizada às 16h16
O deputado federal Augusto Coutinho oficializou sua entrada no partido Republicanos, nesta terça-feira (22). Ele foi recebido pelo presidente estadual da legenda, o deputado federal Silvio Costa Filho que considera Coutinho um grande reforço para a disputa proporcional deste ano, com expectativa de eleger de quatro a cinco deputados federais e de sete a oito deputados estaduais.
“Para nós, do Republicanos, é um privilégio receber um quadro como o do deputado Augusto Coutinho. Ele tem feito um belo trabalho na Câmara Federal e faz política com seriedade, compromisso e respeito às pessoas. Não tenho dúvidas que Augusto vai nos ajudar, ao lado do deputado Ossesio Silva e de toda executiva estadual, a fortalecer o partido em Pernambuco. E, em Brasília, ao lado do presidente nacional do partido, Marcos Pereira, fortalecer a bancada federal ajudando na discussão dos temas de interesse do país”, disse Silvio Costa Filho.
"A decisão de mudar de partido não é fácil, mas foram as circunstâncias que fizeram que isso fosse necessário. A legislação eleitoral mudou e com as novas regras é fato que haverá um enxugamento de partidos no País. Eu faço parte da Frente Popular, sou do campo de centro e nada mais natural que fosse buscar um partido com este mesmo alinhamento e dentro da frente", afirmou Augusto Coutinho, em entrevista ao JC.
"Fizemos uma reflexão muito grande. Eu tenho relação muito próxima com Silvio Costa Filho e me dou muito bem com Marcos Pereira. Eles estão montando uma chapa competitiva e dentro da minha linha política", completou.
O parlamentar, que também já foi deputado estadual por três vezes, vereador do Recife por dois mandatos e secretário de Governo da Prefeitura do Recife, comunicou através de suas redes sociais que estava deixando o Solidariedade, tendo comunicado a decisão pessoalmente ao presidente nacional do partido, o deputado federal Paulinho da Força, há uma semana.
Questionado se outras lideranças e quadros do Solidariedade poderiam migrar para o Republicanos, Augusto esclareceu que não pretende fazer nenhum "desmonte" da sua antiga legenda, mas que quem quiser ingressar ao novo partido, será bem vindo, a exemplo do prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
"Não conversamos ainda sobre isso, porque ele não tem o prazo agora de abril para mudar. Ele realmente é uma pessoa muito ligada a mim, somos parceiros políticos, mas a gente não teve nenhum acerto. Se quiser, ele será muito bem recebido no Republicanos. Mas, não é meu interesse de sair desmontando o que construí. Óbvio que os prefeitos que tem ligação comigo e quiserem vir para o partido, serão bem vindos, mas não estou preocupado em desmontar o Solidariedade. Saí do partido apenas por uma realidade de regra eleitoral", esclareceu o parlamentar.
SOLIDARIEDADE
O anúncio da filiação de Augusto Coutinho ocorre no momento em que a deputada federal Marília Arraes estaria de malas prontas para deixar o PT e ingressar no Solidariedade. Segundo informações da Folha de São Paulo, Marília terá uma reunião com o presidente nacional do SD, Paulinho da Força, para só então comunicar o seu futuro político.
Nesta segunda-feira (21), ela esteve reunida com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para falar sobre o cenário eleitoral de Pernambuco, em que ela não descarta sair candidata a governadora. No encontro, a parlamentar reforçou seu apoio ao líder petista.
"Eu acho essa questão legítima, Marília é uma deputada qualificada e que tem densidade eleitoral forte. Ela está a altura do partido para representá-lo", afirmou Augusto Coutinho.