Fake News

Eleições 2022: é falso que eleitores que não fizeram a biometria não podem votar, informa TRE-PE

Também é falsa a postagem que informa que os eleitores com mais de 70 anos tiveram seus títulos cancelados pela Justiça Eleitoral

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 11/04/2022 às 17:44
JUNTOS Bolsonaro se aproximou mais do Centrão ao indicar o senador Ciro Nogueira para a Casa Civil - ISAC NÓBREGA / DIVULGAÇÃO

 O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) faz uma alerta sobre duas postagens falsas que têm circulado nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens, envolvendo a Justiça Eleitoral. Em uma delas, há a afirmação de que todos os eleitores com mais de 70 anos tiveram seus títulos cancelados; na outra, a afirmação é de que eleitores que não realizaram a biometria não poderão votar nas Eleições 2022.

"Ambas as mensagens são falsas: não houve cancelamento de títulos em razão da idade dos eleitores e quem não fez a biometria de 2020 para cá está apto a votar", informa o TRE, por nota. O conteúdo da postagem informa que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada.

Entretanto, é preciso esclarecer que o voto para eleitores acima dos 70 anos de idade é facultativo. "A regra está prevista no artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea “b”, da Constituição Federal. Segundo o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos", afirma o órgão. 

PRORROGAÇÃO

O Tribunal Superior Eleitoral prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, das consequências previstas no Código Eleitoral para as eleitoras e os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a respectiva multa. Com a decisão, os que não compareceram às urnas em 2020 poderão votar normalmente no pleito deste ano.

Além disso, as eleitoras e os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico em virtude da pandemia de covid-19 não tiveram títulos eleitorais cancelados, também por determinação da Justiça Eleitoral.

O cadastro da biometria está suspenso desde o início da pandemia, em 2020. No entanto, em 2019, a Justiça Eleitoral de Pernambuco promoveu revisões biométricas obrigatórias em várias cidades de todo o Estado. Os que não atenderam ao chamado nos respectivos municípios naquela ocasião é que tiveram o título cancelado.


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS