Empossado em 1º de janeiro de 2019, o governo do presidente Jair Bolsonaro já passou por diversas trocas de ministros. A mais recente, oficializada nesta quarta-feira (11), é a saída do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
A exoneração de Bento Albuquerque do cargo de ministro de Minas e Energia e a nomeação de Adolfo Sachsida para substituí-lo foi publicada no Diário Oficial da União.
A saída de Albuquerque ocorre após o ajuste do preço do diesel, anunciado pela Petrobras na segunda-feira, 9, passar a valer nas refinarias. Em live nas redes sociais na última quinta-feira, dia 5, Bolsonaro criticou a política de preços da Petrobras e pediu que os mesmos ficassem congelados.
Outros ministros
O número de alterações nos ministérios subiu em abril, quando ministros deixaram seus cargos para concorrer nas eleições de outubro.
A primeira mudança ministerial do governo Bolsonaro ocorreu logo no segundo mês de governo. Gustavo Bebianno, então ocupante da Secretaria-Geral da Presidência, pediu demissão após ser citado em um suposto esquema de candidaturas laranjas no PSL.
Pouco antes da celebração de "100 dias" do governo, o MEC sofreu a primeira troca: Ricardo Vélez Rodriguez deixou o comando da pasta em meio a uma "guerra interna" deflagrada entre militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho.
Alguns saíram de forma conturbada, como Sergio Moro, que deixou o Ministério de justiça e Segurança Pública alegando interfer~encia de Bolsonaro na Polícia Federal (PF).
Veja a lista dos ministros de Bolsonaro que deixaram seus cargos*:
- Abraham Weintraub
- André Mendonça
- Carlos Alberto dos Santos Cruz
- Damares Alves
- Eduardo Pazuello
- Ernesto Araújo
- Fernando Azevedo e Silva
- Flávia Arruda
- Floriano Peixoto
- Gilson Machado Neto
- Gustavo Bebianno
- Gustavo Canuto
- João Roma
- Jorge Oliveira
- José Levi Mello
- Luiz Henrique Mandetta
- Marcelo Álvaro Antônio
- Marcos Pontes
- Milton Ribeiro
- Nelson Teich
- Onyx Lorenzoni
- Osmar Terra
- Ricardo de Aquino Salles
- Ricardo Vélez Rodríguez
- Rogério Marinho
- Sergio Moro
- Tarcísio Gomes de Freitas
- Tereza Cristina
- Walter Souza Braga Netto
*Carlos Decotelli foi indicado a um cargo, mas nem chegou a tomar posse