Eleições 2022

'O que fiz em Caruaru, vou fazer em Pernambuco', diz Raquel Lyra a estudantes da Faculdade de Direito do Recife

Ao conversar com os futuros advogados Raquel falou sobre a própria história, contou as ações que implementou em Caruaru, respondeu às dúvidas dos estudantes e escutou propostas que vão compor o seu plano de governo

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 04/08/2022 às 17:43 | Atualizado em 04/08/2022 às 17:53
Janaína Pepeu/Divulgação
Raquel Lyra visita a Faculdade de Direito do Recife - FOTO: Janaína Pepeu/Divulgação
Leitura:

Candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra esteve, na noite da última quarta-feira (3), na Faculdade de Direito do Recife, para participar de uma roda de conversa com estudantes da instituição.

No local, Raquel foi recebida pelo diretor da faculdade, Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti. "Como é gratificante voltar aqui, na casa onde fiz a minha graduação", disse a ex-prefeita de Caruaru.

Ao conversar com os futuros advogados Raquel falou sobre a própria história, contou as ações que implementou em Caruaru, respondeu às dúvidas dos estudantes e escutou propostas que vão compor o seu plano de governo.

Segurança

Uma das questões que entraram em pauta na ocasião foi a segurança pública, momento em que a ex-gestora contou sobre o programa Juntos pela Segurança da época em que era prefeita.

"Unimos todos os órgãos e instituições ligados à segurança para que, juntos, pudéssemos trabalhar para combater a criminalidade em Caruaru. Requalificamos áreas de risco, como o Monte Bom Jesus, onde a violência imperava. Lá, fizemos um trabalho, juntamente com a comunidade, e conseguimos devolver o cartão-postal para a cidade, onde moradores e turistas podem subir, a qualquer hora do dia, sem perigo", detalhou Raquel.

Quando questionada sobre o número de policiais que cometem suicídio atualmente, a candidata disse que as instituições de segurança pública do Estado estão sucateadas. "Falta estrutura nas delegacias, os policiais não têm equipamentos suficientes, sem falar na falta de reconhecimento financeiro. Mesmo assim, são cobrados", afirmou.

"Daí surgem os problemas mentais, pois não dá para cobrar do policial aquilo que ele não tem condições de dar", completou Raquel.

Transporte

Outro tema levantado pelos estudantes refere-se ao transporte público do Estado. Alguns deles se queixaram da precariedade dos sistemas de ônibus e metrô utilizados pela população diariamente.

Para Raquel, esse problema deve ser encarado sob o ponto de vista do usuário, com força de vontade para realizar as melhorias necessárias.

"Tem que abrir as contas, abrir as linhas, garantir os BRTs e obras que possam melhorar o trânsito. Pensando nisso, nós já temos grupos de estudos, com arquitetos e urbanistas, para analisar as áreas que precisam de investimento e, consequentemente, poder desafogar o fluxo de veículos", cravou.

Moradia e educação

Ao surgir o tema da falta de moradia digna para a população, Raquel Lyra contou que, enquanto prefeita de Caruaru, realizou ações de macrodrenagem na cidade e entregou diversas casas para a população.

"Entregamos 4.500 moradias para a população, tanto da zona urbana quanto da rural", explicou.

Os avanços na educação em Caruaru, com a criação de vagas de creches e construção e requalificação de escolas, e na saúde, com a entrega da Maternidade Santa Dulce dos Pobres, também foram apresentados. "O que fiz em Caruaru, vou fazer em Pernambuco. Isso vocês podem ter certeza. Vamos juntos colocar novamente o nosso estado no seu lugar de destaque", finalizou Raquel Lyra.

Comentários

Últimas notícias