Com o objetivo de apoiar e estimular micro, pequenos e médios empreendedores de Pernambuco, a candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) lançou, nesta quarta-feira (3), o Bora Empreender!.
O programa é inspirado no Brasil Mais Produtivo, lançado em 2016 pelo então ministro Armando Monteiro (PSDB) e que obteve o reconhecimento de entidades como a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).
Ao apresentar o Bora Empreender!, Raquel Lyra deseja aumentar a produtividade e a competitividade de empresas de menor porte com mentorias e consultorias para a adoção de intervenções rápidas e de baixo custo. A ideia é promover a melhoria de gestão, inovação de processos, além da redução de custos e desperdícios.
Os diagnósticos das empresas serão elaborados a partir de acordos de cooperação técnica com entidades do setor produtivo, a exemplo do Sebrae e Senai, além de órgãos federais como o BNDES.
- Raquel Lyra tem candidatura oficializada ao Governo de Pernambuco. Saiba como foi convenção
- Convenção de Raquel Lyra subiu o tom contra adversários e criticou a "estrutura" de outros palanques
- A estratégia de Raquel Lyra para entrar em outras regiões de Pernambuco passa pela equipe formada
- "Vamos devolver Pernambuco para o seu lugar", diz Raquel Lyra em convenção que a confirma como candidata ao governo
- Pela primeira vez como candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra visita o Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe
"Também vamos envolver nesse debate e nesse esforço de qualificação de nossas empresas e indústrias, entidades como o Porto Digital, promovendo a transformação digital de nossos empreendedores, apostando na economia 4.0 para gerar mais produtividade e mais empregos de qualidade", declarou a tucana.
"Isso é política pública concreta de combate ao desemprego estrutural de Pernambuco, que hoje coloca o nosso Estado como campeão no ranking de pessoas desocupadas no País", completou Raquel Lyra.
De acordo com a candidata, a meta inicial do programa é atender mais de 3 mil micro, pequenas e médias empresas do Estado. "Eu vou trazer para a gestão estadual um programa comprovadamente exitoso. Vamos melhorar o ambiente de negócios e tirar Pernambuco da atual posição de pior estado para se empreender no país, como aponta estudo do Banco Mundial", explicou.
"Vamos priorizar as vocações econômicas regionais, como os setores de comércio e serviços no Recife e Região Metropolitana, os polos industriais, o gesso no Araripe, o setor automotivo da Zona da Mata, o Polo de Confecções do Agreste, a fruticultura, caprinocultura e a ovinocultura, dentre tantas outras", detalhou Raquel.
Funcionários das empesas também terão a oportunidade de se beneficiar do programa, pois terão acesso a cursos de qualificação que possibilitarão a sua atualização profissional.
"Esse é um programa pensado para recuperar a economia de Pernambuco, criar uma nova economia mais sólida e resistente. Isso se faz com capacitação e produtividade", cravou a postulante ao Governo de Pernambuco.
Comentários