Candidata a governadora pelo PSDB, Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (10), de duas sabatinas em rádios da cidade que governou por cerca de cinco anos: Caruaru, no Agreste do Estado. Na ocasião, a tucana apresentou propostas de governo e criticou as gestões do PSB em Pernambuco.
A primeira sabatina foi promovida pela Rádio Liberdade, onde Raquel Lyra apresentou o programa Mães de Pernambuco, "que irá atender, de forma imediata, mais de 200 mil crianças e cerca de 100 mil mulheres em situação de pobreza, com uma bolsa no valor de R$ 300", de acordo com a assessoria da ex-prefeita.
"Venho visitando o estado há mais de 12 meses e é impressionante a quantidade de pessoas que não tem nada para comer, com geladeira e armários vazios. Por meio do Mães de Pernambuco, vamos socorrer, de forma imediata, mais de 200 mil crianças e cerca de 100 mil mulheres com fome, com uma bolsa no valor de R$ 300 às mães em situação de pobreza, que tenham filhos de até seis anos", explicou Raquel.
No programa, a candidata chamou atenção para o Boletim Desigualdade nas Metrópoles, mostrando que metade da população da Região Metropolitana do Recife vive abaixo da linha da pobreza ou da extrema pobreza. O levantamento foi feito pelo Observatório das Metrópoles, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e a Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL).
- PRTB desiste de candidatura ao Governo de Pernambuco, declara apoio a Raquel Lyra e lança nome para o Senado
- Candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra apresenta propostas ligadas a maternidade e a primeira infância
- Raquel Lyra fala de políticas públicas para combater extrema pobreza em Pernambuco
- Raquel Lyra apresenta empresário do trade turístico como candidato a primeiro suplente ao Senado
A tucana lembrou, ainda, que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que Pernambuco foi o Estado onde a pobreza mais cresceu em 2021, e o IBGE apontou que mais de 1,2 milhão de pernambucanos vivem em situação de extrema pobreza.
"Para enfrentar emergencialmente este cenário, Raquel também falou sobre o programa Bom Prato, que vai implantar restaurantes populares fixos e móveis em todas as regiões do estado, com alimentação de qualidade a preço simbólico", detalhou a equipe de Raquel.
Dirigindo-se a um público que a conhece bem, a candidata garantiu que fará por Pernambuco o mesmo que fez em Caruaru. "Quem conhece de perto o nosso trabalho sabe que não sou de fazer nada pela metade. Vou ser instrumento de transformação. A gente quer mudar Pernambuco, assim como mudamos Caruaru", frisou.
Na sabatina na Rádio Cidade, Raquel também expôs propostas do seu plano de governo. "Na área de saúde, Raquel ratificou a construção de cinco maternidades em pontos estratégicos de Pernambuco, para garantir às mulheres atendimento digno, com segurança e qualidade", informou a equipe da candidata, em comunicado à imprensa.
A tucana também falou sobre o Bora Empreender!, "que visa estimular o empreendedorismo no Estado. A meta inicial do programa é atender mais de três mil micros, pequenas e médias empresas pernambucanas" e pode beneficiar os funcionários das empresas, com cursos de qualificação ofertados dentro do projeto e que permitirão a atualização profissional.