FDR

No Manifesto pela Democracia do Recife, políticos marcam presença, mas protagonismo fica com sociedade civil

Reunidos na escadaria da Faculdade de Direito do Recife, representantes da sociedade civil realizaram a leitura do Manifesto pela Democracia

Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 11/08/2022 às 13:01 | Atualizado em 11/08/2022 às 15:54
Leitura do Manifesto pela Democracia na Faculdade de Direito do Recife - Jailton Júnior/JC Imagem

Reunidos na escadaria da Faculdade de Direito do Recife, na área central da capital pernambucana, representantes da sociedade civil realizaram a leitura do Manifesto pela Democracia. O ato simbólico aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, de maneira simultânea à leitura do documento na Universidade de São Paulo (USP).

O ato começou às 9h, quando manifestantes começara a se concentrar na Universidade Católica de Pernambuco. Eles partiram em direção à FDR por volta das 10h, numa vagarosa caminhada de aproximadamente 800 metros.

A leitura do documento reuniu algumas centenas de pessoas, sendo marcada por manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Representantes de movimentos sociais, da academia, além de indígenas de etnia pankararu, se dividiram na leitura do Manifesto pela Democracia.

Leitura do Manifesto pela Democracia na Faculdade de Direito do Recife - Jailton Júnior/JC Imagem

Participaram da leitura nomes como a jurista Vera Barone, o advogado Marcelo Santa Cruz, as professoras Juliana Esteves e Mariana Fischer, além de Manoel Moraes, representante do Centro Dom Helder Câmara e da Cátedra D. Helder Câmara.

A despeito da orientação contrária, políticos como o senador Humberto Costa (PT), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), o candidato ao Governo João Arnaldo (PSOL), a vereadora Liana Cirne (PT), o ex-prefeito João Paulo (PT) e representantes do mandato coletivo Juntas (PSOL) foram vistos no local.

Os políticos, porém, não participaram da leitura do Manifesto. A orientação era que políticos com mandato, ou candidatos a cargos eletivos neste ano, não participassem.

Leitura do manifesto na USP

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS