Da Estadão Conteúdo
A diferença entre ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) diminuiu onze pontos porcentuais entre o eleitorado que mora nas capitais, mostra recorte da pesquisa eleitoral para presidente divulgada pelo Ipec (ex-Ibope) nesta segunda-feira (29).
Lula foi escolhido por 38% dos eleitores das capitais, ante 36% que preferem Bolsonaro.
Ciro Gomes (PDT) pontuou 9% e Simone Tebet (MDB), 3%. Na última pesquisa, Lula tinha 44% das intenções de voto no segmento, Bolsonaro, 31%, Ciro, 7% e Tebet 2%.
Primeiro turno
No primeiro turno, segundo pesquisa Ipec, Lula lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. Ele é seguido por Bolsonaro, com 32%.
Ciro tem 7% e Tebet tem 3%. Felipe D’Avila (Novo) tem 1%.
Brancos e nulos somam 7% e 6% não sabem ou não responderam.
Segundo turno
Lula tem 50% das intenções de voto em eventual segundo turno, ante 37% de Bolsonaro, de acordo com pesquisa Ipec.
No levantamento anterior, divulgado no dia 15 de agosto, Lula tinha 51% e Bolsonaro, 35%.
Essa é a primeira pesquisa voltada para a eleição presidencial realizada pelo Ipec após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão e as sabatinas do Jornal Nacional, da TV Globo.
Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto e entrevistou 2000 eleitores presencialmente. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01979/2022. A margem de erro no segmento não foi divulgada.
Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa pela presidência no Nordeste
O agregador de pesquisas JC/Oddspointer, atualizado com os números desta semana, indica leve inversão na tendência de intenção de voto para a Presidência da República no Nordeste.
A curva ascendente de Lula (PT) apresentou queda. Enquanto isso, o presidente vê um leve aumento dos seus números na região.
O mecanismo reúne diferentes pesquisas e estima, levando em conta as diferentes metodologias dos levantamentos, a intenção de voto do eleitorado. Levando em conta a atualização desta quarta-feira (24), Lula tem 57,8% e Bolsonaro tem 23,4%.
O petista, porém, na semana passada vinha em estabilidade, atingindo 59,2% no último dia 7. O atual presidente, nessa mesma data, tinha 21,8%. Ciro Gomes (PDT) se mantém estável, indo de 7,8% para 8%.
A corrida, num eventual segundo turno, se mantém estável. A tendência de voto em Lula no Nordeste fica em 63,7%. Enquanto isso, Bolsonaro ficaria com 27,38% na região, numa eventual disputa direta com o ex-presidente.