Eleições 2022

NOVA PESQUISA PARA GOVERNADOR 2022: veja última pesquisa Ipec hoje

Segundo análise feita pela coluna Cena Política, os números apresentados hoje podem ser considerados um "divisor de águas" da campanha

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 06/09/2022 às 17:42 | Atualizado em 06/09/2022 às 21:06
A nova rodada da pesquisa Ipec será divulgada nesta terça-feira (22), a partir das 19h10 - ROBERTO JAYME/TSE

Da Estadão Conteúdo

Após duas rodadas com 33% de intenção de voto, Marília Arraes (Solidariedade) cresceu cinco pontos porcentuais e chegou a 38%, consolidando sua liderança na corrida eleitoral pelo Governo de Pernambuco. Enquanto isso, a disputa pelo Senado começou a ganhar definição, com Teresa Leitão (PT) tomando a frente.

O crescimento acontece logo após o início do guia eleitoral da deputada estadual, que aposta na associação a Lula (PT) para garantir a eleição.

Na disputa pelo Governo de Pernambuco, Marília tem 25 pontos de vantagem sobre Raquel Lyra (PSDB), que tem 13% de intenção de voto.

Em seguida estão: Anderson Ferreira (PL), com 11%; Danilo Cabral (PSB), com 8%; Miguel Coelho (UB) aparece com 8%; e Pastor Wellington (PTB), que tem 2%.

João Arnaldo (PSOL), Jadilson Bombeiro (PMB) e Claudia Ribeiro (PSTU) tiveram 1% cada Brancos e nulos foram 8%, mesma parcela dos que não quiseram ou não souberam responder.

Enquanto a corrida pelo Governo indica manutenção, o crescimento de Teresa Leitão mudou a liderança. A petista cresceu nove pontos porcentuais, atingindo 24% de Intenção de voto. Dessa forma, ela ultrapassa André de Paula (PSD), que oscilou no limite da margem de erro e chegou a 10%.

Em seguida, estão: Guilherme Coelho (PSDB), com 9%; e Gilson Machado (PL), com 9%. Roberta Rita (PCO), Esteves Jacinto (PRTB) e Dayse Medeiros (PSTU) tiveram 3% cada. Carlos Andrade Lima (União Brasil) e Eugênia Lima (PSOL) pontuaram 2%. Brancos e nulos são 19% e 17% não souberam responder.

O levantamento também mediu o grau de rejeição de cada candidato ao governo de Pernambuco.

O índice mede a porcentagem de eleitores que não votaria de maneira alguma em determinado nome.

Candidato governista, Danilo Cabral lidera o ranking, com 25% de rejeição. Na sequência, aparecem: Anderson Ferreira (19%), Pastor Wellington (18%), Marília Arraes (16%), Miguel Coelho (14%), João Arnaldo (14%), Ubiracy Olímpio (14%), Jones Manoel (14%), Claudia Ribeiro (12%), Jadilson Bombeiro (11%) e Raquel Lyra (11%).

Enquanto isso, 5% dizem que poderiam votar em todos e 20% não souberam responder.

A pesquisa eleitoral Ipec, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-06355/2022, ouviu 1.200 pessoas entre os dias 3 e 5 de setembro em 50 municípios pernambucanos. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Agregador JC: veja como está a disputa pelo Governo de Pernambuco

A atualização da última semana de agosto do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer indica estabilidade na corrida pelo Governo de Pernambuco

Houve um leve decréscimo na intenção de voto de Marília Arraes (Solidariedade), que agora tem 32,9%. É um número muito próximo ao apresentado pelo Ipec, a primeira pesquisa a pesquisa a captar a intenção de voto após o início do guia eleitoral.

Raquel Lyra (PSDB) segue sendo a favorita a ocupar uma vaga para um eventual segundo turno com a deputada federal. A ex-prefeita de Caruaru tem 11,7% de intenção de voto, seguida de perto pelo seu ex-aliado, Anderson Ferreira (PL), que tem 10,9%.

Outro com voto consolidado e com chances de chegar a um eventual segundo turno é Miguel Coelho (UB). O ex-prefeito de Petrolina ainda não fez sentir seus 2min e 13 segundos de tempo de TV, o maior entre as candidaturas de oposição, e fica com 8,8%.

Candidato governista, Danilo Cabral (PSB) virou sua curva, que agora está num movimento ascendente. Foi de 5,5% para 6,9%. Enquanto isso, João Arnaldo (PSOL) fica com 1,9% e Jones Manoel (PCB) com 1%. Brancos e nulos apresentaram uma leve queda e são 13,4%.

 

Lavareda analisa pesquisas eleitorais:

Em participação na Rádio Jornal, o cientista político e presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (Ipespe) analisou o cenário eleitoral. Confira:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS