Com a consolidação de Marília Arraes (Solidariedade) na liderança da corrida pelo Governo de Pernambuco, quatro nomes disputam a vaga para um eventual segundo turno com a deputada federal. A pesquisa Real Time Big Data, divulgada ontem pela Record TV, simula cenários de disputa direta contra a candidata.
De acordo com o levantamento, Marília Arraes derrotaria todos os adversários num eventual segundo turno. Raquel Lyra (PSDB), porém, aparece com a menor diferença para a candidata do Solidariedade, ficando com sete pontos percentuais de desvantagem.
Num cenário de segundo turno de Marília Arraes e Anderson Ferreira (PL), o ex-prefeito de Jaboatão precisaria reverter uma desvantagem de 22 pontos percentuais. No caso de Miguel Coelho (UB), a diferença é de 25 pontos.
- NOVA PESQUISA DATAFOLHA HOJE? Saiba quando sai a próxima pesquisa para presidente e veja a última pesquisa Datafolha
- ÚLTIMA PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022: quem está na frente é Lula ou Bolsonaro? Veja pesquisa Genial/Quaest de hoje
- PESQUISA DATAFOLHA: rotina de ameaças nas pesquisas eleitorais. Veja em quem votam autores dos ataques
- NOVA PESQUISA DATAFOLHA: veja nova pesquisa para presidente 2022 hoje
Em caso de segundo turno contra Danilo Cabral (PSB), candidato apoiado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e por Lula (PT), Marília desfruta de uma vantagem de 26 pontos percentuais. O socialista vem tentando derreter a adversária frente ao eleitorado lulista, com acusações sobre o orçamento secreto, a despeito de seus aliados também terem cadastrado pedido de emendas.
Dessa forma, estes são os cenários de segundo turno para o Governo de Pernambuco:
Cenário 1
- Marília Arraes (Solidariedade): 55%
- Anderson Ferreira (PL): 32%
- Nulo/branco: 8%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Cenário 2
- Marília Arraes (Solidariedade): 51%
- Danilo Cabral (PSB): 25%
- Nulo/branco: 12%
- Não sabe/não respondeu: 12%
Cenário 3
- Marília Arraes (Solidariedade): 53%
- Miguel Coelho (União Brasil): 28%
- Nulo/branco: 8%
- Não sabe/não respondeu: 11%
Cenário 4
- Marília Arraes (Solidariedade): 45%
- Raquel Lyra (PSDB): 38%
- Nulo/branco: 6%
- Não sabe/não respondeu: 11%
Disputa pelo segundo turno em Pernambuco
O segundo lugar da disputa pelo Governo de Pernambuco segue indefinido, com perspectiva de quatro candidatos chegarem a um embate isolado com Marília Arraes. Há empate numérico entre Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL), que pontuam 15% cada. Eles oscilaram um ponto percentual positivamente.
Os respectivos ex-prefeitos de Caruaru e Jaboatão dos Guararapes são seguidos de perto por Danilo Cabral (PSB), candidato apoiado pelo Palácio. O governista tem 12% de intenção de voto, mesmo número apresentado na última pesquisa eleitoral divulgada pelo Real Time Big Data. Miguel Coelho (UB) oscilou um ponto para baixo e agora tem 8%.