Neste domingo (21), profissionais da enfermagem realizaram em Brasília (DF), um ato para a valorização do setor e para apoiar o pagamento do piso salarial da enfermagem.
A caminhada fez parte do encerramento da 84ª Semana Brasileira da Enfermagem, que procurou destacar o valor dos profissionais da categoria e a importância do seu atendimento à população.
ENFERMAGEM REALIZA CAMINHADA EM BRASÍLIA PARA REIVINDICAR PISO SALARIAL
De acordo com o SindEnfermeiro-DF, o movimento serviu para celebrar as conquistas histórias da categoria e para "renovar as energias" para as lutas que ainda vêm.
Uma das principais pautas foi a vigilância pelo pagamento do piso salarial da enfermagem, que está em vigor, mas ainda sofre instabilidades.
STF VOTA PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Desde a última sexta-feira (19), o STF vota a liberação permanente do piso salarial da enfermagem. Os ministros vão julgar se a revogação da suspensão, realizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, é válida ou não.
Barroso foi o responsável pela suspensão do piso salarial enfermagem em setembro de 2022. Na época, o ministro argumentou que a lei não trazia informações suficientes.
Nas últimas semanas, o governo federal se mobilizou para fazer as explicações devidas sobre o piso da enfermagem. O presidente Lula (PT) assinou uma lei que destinou R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso salarial.
Daí, o ministro Barroso considerou que as explicações devidas foram feitas e revogou a decisão que suspendeu o piso da enfermagem.
Mesmo assim, o piso salarial enfermagem ainda enfrenta resistência; confira: