Nesta segunda-feira (22), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou a contratação de 2.907 professores para a Rede Estadual de Ensino.
Segundo Raquel, os professores nomeados irão ocupar todas as regiões do Estado. Também serão chamados analistas e assistentes em gestão escolar.
PISO DOS PROFESSORES AINDA NÃO FOI DEFINIDO
Ainda há uma discussão enorme sobre o pagamento do piso salarial dos professores que, segundo o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), mais de 53 mil servidores e aposentados não seriam beneficiados com o reajuste proposto pelo Governo e recusado pela categoria.
Os profissionais rejeitaram a proposta que só incluiria 6.281 professores efetivos e com contratos temporários em 2023, sem levar em conta os servidores e aposentados.
Nesta segunda, também, houve uma audiência pública na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco) onde deputados e deputadas aprovaram a criação de uma comissão que dialogue diretamente com a Casa Civil do Estado de Pernambuco sobre o PL 712/2023, que reajusta o Piso Salarial para uma parte dos servidores efetivos e temporários da Secretaria de Educação de Pernambuco.
A comissão será formada nos próximos dias pelo líder do Governo, líder da Oposição e deputados representando as comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Tributação, Administração Pública e Educação e Cultura.
“É um projeto que rasga nosso plano de cargos e carreiras. Professores que têm ensino médio, especialização ou mestrado vão ganhar o mesmo valor. A proposta também iguala os salários de quem tem um mês de serviço ou 19 anos”, criticou Ivete Caetano, que representou o Sintepe durante audiência pública.
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES DOS PROFESSORES
- 16 de maio - atos públicos em favor do reajuste do Piso na Carreira da Educação às 16h no cruzamento do Derby, na Avenida Agamenon Magalhães.
- 24 de maio - atos públicos em favor do reajuste do Piso na Carreira da Educação às 16h no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, no Bairro de Santo Antônio, no Recife.
- 25 de maio, 02 e 06 de junho - paralisações na Rede Estadual nas Escolas e locais de trabalho, a partir das 13h nas Escolas do Programa Integral e, após o recreio, nas Escolas Regulares.
- 25 de maio, 02 e 06 de junho - panfletagens com a Carta à Comunidade Escolar, em todo o Estado de Pernambuco.