O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura da professora Simone Fontana como candidata a prefeita do Recife nas eleições de outubro. A chapa foi confirmada em convenção partidária realizada neste sábado (20), na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), no centro do Recife. O também professor José Mariano Macedo é o candidato a vice.
O grupo diz ter como prioridade os direitos dos trabalhadores, obras públicas e o “fim da concentração de riquezas”.
“Precisamos colocar esse nosso diálogo em pauta para que a gente possa construir uma sociedade socialista. O sistema atual é destrutivo, feito para tirar direitos. Só há concentração de riquezas nas mãos de poucas pessoas, destruindo o planeta, os rios. É um projeto capitalista que só dá dinheiro para milionário”, afirmou a candidata em seu discurso aos apoiadores.
Simone Fontana tem 59 anos, é pedagoga e professora aposentada das redes estadual e municipal, no Recife. Presidiu o Sindicato dos Professores Municipais do Recife por quatro mandatos e é uma das fundadoras do PSTU em Pernambuco.
Esta será a segunda vez que ela disputará a prefeitura da capital pernambucana. A primeira ocorreu em 2016, quando obteve 1.029 votos e não se elegeu. Simone também já disputou o cargo de deputada federal, em 2022, de governadora de Pernambuco, em 2018, além de eleições para vereadora e senadora, mas não foi eleita.
Leia também: João Campos, Gilson Machado ou Daniel Coelho? Veja quem lidera a corrida eleitoral no Recife
O candidato a vice, José Mariano Macedo, é formado em Educação Física, é professor da rede pública de Pernambuco há 35 anos e escritor. Ele foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco e da Central Sindical e Popular Conlutas.
No evento deste sábado, o PSTU também anunciou a candidatura de dois vereadores: o estudante Caio Marx e a profissional de saúde Valéria Felix.