As marcas mais lembradas pelos consumidores pernambucanos em 2023 serão divulgadas no 25º Recall de Marcas do Jornal do Commercio, no dia 25 de maio, em uma revista moderna, acessível e eletrônica.
A pesquisa consolidada no mercado nasceu em 1998, para reconhecer o investimento das empresas na construção e valorização das suas marcas. Neste ano, o Recall traz o resultado do levantamento feito pelo instituto Cenário Inteligência, com dados que servem de parâmetro para que empresas entendam como se fixaram na memória do público e queiram cada vez mais se destacar em um mercado competitivo.
Desde a edição de 2021, a revista é 100% digital e conta com recursos dinâmicos e interativos, com o objetivo de explanar estratégias eficazes de posicionamento que foram essenciais para as marcas vencedoras serem lembradas por seus consumidores em diversas categorias.
O JC Recall de Marcas reconhece e premia essas marcas que investiram em estratégias mais assertivas e alcançaram o resultado. Mas como uma marca pode se tornar tão forte a ponto de ser incentivada pelo consumidor?
Nesse processo, o trabalho dos profissionais de comunicação é imprescindível. São eles que, em meio a tantas mudanças e avanços sociais e tecnológicos, conseguem mapear comportamentos, tendências, e contribuir para que as empresas, de fato, se conectem com o público-alvo através de produtos e serviços mais assertivos. É assim que as marcas presentes na 25ª edição do JC Recall de Marcas garantem lugar na memória afetiva do povo pernambucano.
PESQUISA JC RECALL DE MARCAS 2023
A pesquisa, que identificou as marcas que traçaram boas estratégias de posicionamento e desenvolveram ações eficazes de aproximação com o consumidor, foi realizada presencialmente entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023 pelo instituto Cenário Inteligência, uma empresa de estratégias que utiliza metodologias adequadas para construir o sucesso de gestores públicos, políticos, empresários e instituições.
De acordo com o cientista político, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundador da Cenário Inteligência, Adriano Oliveira, o resultado alcançado pelo levantamento para o JC Recall de Marcas 2023 é expressivo.
"A pesquisa representa claramente os sentimentos dos consumidores, aquela marca está ali porque o consumidor tem aquele sentimento de marca mais lembrada, e nós podemos dizer que a marca mais lembrada é também uma marca admirada e respeitada”, afirma.
Segundo o instituto, para chegar às empresas mais lembradas pelos pernambucanos, foram entrevistadas mais de 500 pessoas das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
“A pesquisa é uma grande contribuição para o mercado publicitário, para o mercado consumidor e para as próprias empresas”, acrescenta Adriano.