O Facebook anuncia, nesta quinta-feira (16), um programa de investimento de três anos no Brasil para apoiar veículos de notícias, de todos os tamanhos e regiões, e treinar milhares de jornalistas. Dentre eles, está o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).
Ao todo, a empresa assinou acordos comerciais com 20 organizações de notícias e vai investir, adicionalmente a esses acordos, mais de US$ 2,6 milhões nos próximos 12 meses, dedicados a fundos de inovação e projetos desenvolvidos em colaboração com associações de imprensa, que representam juntas mais de 200 veículos no País.
Os acordos comerciais são parte do "News Innovation Test" do Facebook, uma iniciativa que tem como objetivo trazer mais links de artigos de notícias para a plataforma, além dos que já são compartilhados pelos veículos em suas Páginas na rede social. Esses links poderão ser mostrados em múltiplas superfícies, como os centros de informação disponíveis dentro da plataforma, entre outras novas formas de conectar as pessoas às notícias no Facebook.
Diretora de estratégias digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Maria Luiza Borges destaca a importância do projeto. "Como sistema de comunicação que é referência na Região Nordeste, é nosso papel produzir conteúdo de qualidade para nossa audiência. A distribuição desse conteúdo obedece a lógica atual de múltiplos canais e a parceria com o Facebook é extremamente importante nesse contexto. Os veículos do Sistema Jornal do Commercio sempre buscaram o pioneirismo e a experimentação. Por isso, embarcamos no projeto News Innovation Test do Facebook. É uma oportunidade para, quem sabe, novos públicos darem visibilidade a nosso conteúdo."
Inovação
Para a iniciativa de inovação, a empresa fechou parcerias com organizações de notícias que incluem entre os grupos e os veículos: A Crítica, A Gazeta, Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Estadão, Folha de S. Paulo, Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular), Grupo RBS (Diário Gaúcho e GZH), O Antagonista (e Revista Crusoé), Jovem Pan, O Povo, O Tempo, Poder360, Record (Record TV e R7), RedeTV!,SBT (e SBT News), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal) e UOL.
"Estamos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil e felizes em anunciar nosso investimento e colaboração contínua com veículos e associações no país. Estamos trabalhando de perto com organizações de notícias para construirmos, juntos, novas oportunidades de conectar pessoas e notícias no Facebook, e sermos aliados nesse momento de grande transformação digital e no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis de jornalismo", afirma a diretora de Parcerias de Notícias do Facebook para a América Latina, Claudia Gurfinkel.
Investimento
Para apoiar desde novos veículos digitais a jornais e revistas, o Facebook está trabalhando com associações de imprensa, como a Associação de Jornalismo Digital(Ajor), a Associação Nacional de Editores de Revistas(ANER)e a Associação Nacional de Jornais(ANJ), que juntas representam mais de 200 veículos de imprensa no país, além do International Center for Journalists (ICFJ).
Com elas, o Facebook está desenvolvendo projetos que podem apoiar as organizações de notícias em transformação digital, na criação de modelos de negócios sustentáveis - dentro e fora da plataforma -, no desenvolvimento de novas audiências e no fortalecimento das coberturas jornalísticas ao redor do país.
Parte do investimento de mais de US$ 2,6 milhões irá para fundos de inovação, totalizando até US$ 1,5 milhão, assim como treinamentos e sessões de mentoria com especialistas da indústria.
O Facebook também expandiu sua parceria, pelo terceiro ano consecutivo, com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo(Abraji) para treinar jornalistas e estudantes de comunicação. Desde 2019, o Facebook e a Abraji já criaram, juntos, mais de 10 mil vagas para treinamentos no Brasil.
Da mesma forma, a empresa está apoiando, pelo quarto ano, a colaboração com o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo(Projor) para o projeto "Atlas da Notícia", que traz o estudo mais completo sobre a presença do jornalismo local no país. A edição de 2021 do relatório identificou 1.170 novos veículos digitais, revelando que a mídia online já é a segunda maior do país, o que demonstra o potencial do formato digital para a indústria de notícias brasileira.
Desde 2018, o Facebook investiu US$ 600 milhões para apoiar a indústria de notícias ao redor do mundo, e estamos comprometidos a investir US$ 1 bilhão em jornalismo nos próximos três anos.