Veja alternativas para queda no WhatsApp e Telegram
Os dois aplicativos de mensagens estão fora do ar desde o início da tarde desta segunda-feira (4)
Atualizada às 19h42
Para quem sempre utiliza as redes sociais, esta segunda-feira (4) tem sido um terror. Isso porque diversas plataformas, como Facebook, WhatsApp e Telegram, estão fora do ar desde o início da tarde. Apesar do contratempo, não há motivo para desespero: existe solução para quem deseja se comunicar por aplicativo de mensagens: o Signal, disponível para Android e iOS e o iMessage, apenas para usuários iOS. Por volta das 19h, as plataformas estavam com os serviços sendo restabelecidos aos poucos.
>> TikTok caiu? Internautas relatam instabilidade
>> Após queda do Whatsapp, Instagram e Facebook, crescem queixas sobre operadoras e conexão 4G
Muito parecido com o WhatsApp, o Signal tem um maior foco em privacidade e segurança. Por meio do app o usuário pode enviar mensagens com remetente oculto, em que só um dos participantes precisa divulgar o número para iniciar a conversa. Ele funciona conectado à internet e por meio do número de telefone, portanto é preciso que os contatos da agenda também tenham a plataforma para que um bate-papo seja iniciado. Saiba como baixar:
- A princípio, o usuário deve utilizar a loja do sistema operacional, abrir o aplicativo e tocar na opção "continuar";
- Em seguida, é preciso selecionar o país o e DDD da cidade;
- O usuário deve digitar o número de celular e tocar na opção 'avançar'
- O internauta receberá um código por SMS para confirmar o número;
- É necessário informar o código recebido;
- Logo após é preciso colocar o nome e, caso queira, escolher uma foto de perfil;
- O aplicativo vai pedir para que o usuário crie um PIN (código numérico). O usuário deve criar a senha e tocar em "avançar", que o cadastro será concluído.
Disponível apenas para iOS, o iMessage funciona como uma junção entre SMS e o WhatsApp. Por meio do aplicativo, é possível enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios. É necessário que o usuário esteja conectado à internet. Como ativar o iMessage no iPhone:
- Abra os ajustes do iPhone
- Toque na opção "mensagens"
- Verifique se a chave coletora do "iMessage" está ativada
- Caso esteja desativada, basta mudar a posição da chave seletora e aguardar a ativação do iMessage.
- O Facebook voltou? Veja o que se sabe sobre a queda da rede social
- Operadora Claro apresenta instabilidade na rede, afirmam internautas
- O Instagram voltou? Veja o que se sabe sobre a queda da rede social
- Telegram caiu? Internautas relatam instabilidade
- Twitter sobrevive ao caos cibernético com queda do WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram
Instabilidade afeta diversas plataformas
Após as redes sociais do Facebook - WhatsApp, Instagram e Facebook - apresentarem instabilidade no início da tarde desta segunda-feira (04), usuários de outras tantas plataformas relataram problemas. O site DownDetector, que avalia a estabilidade de plataformas digitais, apontou que ao menos outras quatro redes sociais — Telegram, Snapchat, TikTok e Twitter — apresentaram dificuldade de acesso aos serviços nesta segunda.
Ainda de acordo com o DownDetector, os usuários também enfrentaram dificuldades para acessar serviços do Google, como o Gmail, Goole Drive e o YouTube. Além disso, o LinkedIn e a plataforma Microsoft Teams estiveram instáveis.
No Brasil, usuários comentaram ainda sobre dificuldade para acessar o aplicativo do Nubank. As reclamações vieram de usuários de cidades como Recife, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre. Usuários também se queixaram do problema nas redes sociais.
"Identificamos uma oscilação nos pagamentos de boletos usando a conta Nu, mas já estamos trabalhando para que seja resolvido o mais breve possível. Vale lembrar q se o pagamento constar como "Pendente" é só aguardar. Se não conseguiu concluir, é só tentar novamente mais tarde, tá?", publicou o Nubank no Twitter.
O problema no Nubank só foi referente aos boletos. Os outros serviços, como o Pix, seguiram funcionando.
Outras plataformas que também operaram com algumas dificuldades, segundo o DownDetector são o site da Amazon e o Amazon Web Services, bem como o aplicativo de jogo para celular Pokémon Go.
- Facebook fora do ar: o que está acontecendo com a rede social e qual o motivo da falha?
- WhatsApp fora do ar: o que está acontecendo com a rede social e qual o motivo da falha?
- Instagram fora do ar: o que está acontecendo com a rede social e qual o motivo da falha?
- WhatsApp caiu: "Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal", diz empresa
- WhatsApp voltou? Veja o que se sabe sobre a queda da rede social
- Com rede social instável, Facebook afirma 'estar trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível'
- O Facebook voltou? Veja o que se sabe sobre a queda da rede social
O que dizem as redes sociais?
O WhatsApp respondeu na tarde desta segunda-feira (04) sobre a instabilidade nas suas operações. A empresa admitiu o problema e pediu paciência ao usuário. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível. Obrigado pela sua paciência!", postou a empresa no Twitter.
Até o momento, o Facebook não deu justificativas para a queda. No Twitter, a empresa afirmou que está ciente de que "algumas pessoas estão tendo problemas para acessar o aplicativo do Facebook", mas que estão trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e "pedimos desculpas por qualquer inconveniente."
Também pelo Twitter, a equipe de relações públicas do Instagram comentou a instabilidade. "O Instagram e os amigos estão passando por um momento difícil e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso!", escreveu o perfil @InstagramComms.