Masayuki Uemura, criador original do Super Nintendo e do Nintendinho, morreu nessa segunda-feira (6) aos 78 anos. A causa da sua morte ainda não foi revelada, e o falecimento foi divulgado à imprensa apenas nesta quinta-feira (9). Uemura foi o engenheiro chefe no projeto dos dois consoles da Nintendo, tanto na versão "Famicom", quanto na "Super Famicom", no Japão
A saga de Uemura na Nintendo teve início em 1972, quando ele entrou na empresa com a missão de explorar as possibilidades de entretenimento com aparelhos eletrônicos. Só em 1981 o engenheiro começou a trabalhar no Famicom - console de videogame de 8 bits, apelidado no Brasil como Nintendinho. A proposta era criar um aparelho que fosse capaz de rodar jogos de fliperama em uma televisão, de forma que fosse possível usar vários cartuchos de jogos.
O Famicon, também chamado por Nintendo Entertainment System (NES), foi um dos responsáveis por retomar a indústria de games nos Estados Unidos após a crise de 1983. O console também fez sucesso no Brasil e logo se popularizou pelo mundo.