Diretório de PE

FBC sofre novas derrotas na disputa judicial pelo comando do MDB

Senador é pré-candidato ao governo do Estado, mas precisará conquistar capital político caso queira representar o grupo das oposições no pleito

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 06/04/2018 às 21:53
Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado
Senador é pré-candidato ao governo do Estado, mas precisará conquistar capital político caso queira representar o grupo das oposições no pleito - FOTO: Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado
Leitura:

Às vésperas do último evento do grupo das oposições “Pernambuco quer mudar”, que ocorrerá neste sábado (7) em Ipojuca, no Litoral Sul do Estado, o senador Fernando Bezerra Coelho sofreu duas novas derrotas na disputa judicial que trava com o deputado federal Jarbas Vasconcelos e com o vice-governador Raul Henry pelo comando do MDB-PE. Como o bloco oposicionista anunciará no dia 20 deste mês o escolhido para representá-lo nas eleições, FBC, que é pré-candidato ao governo estadual, terá menos de duas semanas para se consolidar dentro do partido e tornar seu nome competitivo para ocupar o posto.

Nesta sexta-feira (6), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os artigos 6º e 7º da Resolução 1/2018, assinada no último dia 3 pelo senador Romero Jucá, presidente nacional do MDB. O documento determinava que o partido deveria ter candidato para o Palácio do Campo das Princesas nas eleições deste ano e que caberia à Executiva Nacional decidir sobre coligações e candidaturas em Estados onde há conflito judicial.

“A Executiva Nacional tentou burlar a decisão do ministro, por isso apresentamos a reclamação ao STF. Como resposta, conquistamos a suspensão desses dois artigos que diminuíam a competência do diretório, descumpriam a decisão do Supremo”, explicou Carlos Neves, advogado do MDB-PE.

OUTRA QUEDA

Quando, no dia 23 de março, o comando nacional do partido tomou conhecimento que Lewandowski havia devolvido a presidência da legenda a Raul três dias depois que ela foi entregue a FBC, a defesa da cúpula da legenda apresentou um recurso à corte solicitando a revisão da decisão do magistrado. Como não há previsão para apreciação do agravo e ele não tem efeito suspensivo, os advogados da sigla pediram, em paralelo, que o STF sustasse os efeitos da decisão de Lewandowski. Ontem, porém, a ministra Rosa Weber indeferiu o pedido.

Em meio a estas questões de ordem jurídica, FBC, que prometeu reforçar os quadros do MDB ao ingressar na legenda, provavelmente ainda terá que lidar com outra perda. Fernando Coelho Filho, que entrou no partido há menos de um mês, deve aproveitar a data limite para troca de agremiações no País e filiar-se hoje ao DEM.

Enfraquecido dentro da sua própria legenda, FBC terá que correr contra o tempo para conquistar capital político para desbancar nomes fortes do grupo das oposições que brigam para encabeçar a chapa que enfrentará o governador Paulo Câmara (PSB) no pleito de outubro.

Procurados pela reportagem, Jarbas, Raul, FBC e Jucá disseram que não falariam sobre o tema.

Últimas notícias