Com informações da TV Jornal
Num contexto de aumento na média móvel de casos da covid-19 em Pernambuco, e, consequentemente, aumento na ocupação de leitos de UTI da rede pública do Estado (que era de 82% no domingo, 8), o Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, começa a receber a população para testagem já nesta quarta-feira (11).
O novo espaço de testagem drive-thru deve desafogar a demanda do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), localizado em Olinda, que tem registrado filas enormes nos últimos dias. No domingo (8), por exemplo, muitas pessoas tentaram driblar a fila e a espera, chegando cedo ao local, mas, mesmo antes das 8h, horário em que o centro de testagem começa a funcionar, já havia uma longa fila de veículos que chegava a ocupar uma faixa inteira da Avenida Professor Andrade Bezerra, chegando até a Estrada de Belém, no Recife.
O espaço de testagem no Centro de Convenções foi o primeiro montado pelo Governo do Estado. Ele atende de domingo a domingo, a partir das 8h, e realiza 400 exames diários. Além dele, há outro instalado no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, com capacidade para 300 acolhimentos. Ambos não necessitam de agendamento prévio. O centro de testagem do Geraldão funcionará neste mesmo esquema, atendendo a população de forma espontânea. A Secretaria de Saúde de Pernambuco irá divulgar mais detalhes de quais testes podem ser feitos no local.
Profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, podem realizar testagem na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Zona Oeste do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para utilizar o serviço é preciso realizar agendamento pelo Atende em Casa, que contempla 146 cidades pernambucanas. O Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife, também realiza testes mediante agendamento.
Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer agendamento por meio do aplicativo atende em casa.
Nesses pontos de testagem não é necessário fazer agendamento, é só comparecer ao local para ser atendido por ordem de chegada.
O município de Camaragibe iniciou uma ação de testagem no Parque Maria Amazonas, localizado na entrada do município. Trata-se de testes rápidos e qualquer pessoa adulta, apresentando sintomas ou não, pode se dirigir ao local portando documento de identificação para fazer o teste.
Segundo a prefeitura, serão ofertados cerca de 200 testes nesta ação e não há horário previsto para encerramento da ação. A prefeitura não informou qual será o procedimento adotado para possíveis diagnósticos positivos.
Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena.
O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no domingo (8), 411 novos casos da covid-19 foram confirmados. Destes, 13 são de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 398 leves. Também foram registrados oito novos óbitos, ocorridos desde o dia 19 de maio. Pernambuco totaliza 166.333 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 27.347 graves e 138.986 leves.
Das mortes registradas neste domingo (8), apenas uma aconteceu no mês de novembro, na última sexta-feira (6). As outras ocorreram entre os dias 19 de maio e 20 de outubro. Pernambuco totaliza 8.732 mortes pela covid-19. Ainda no domingo, o boletim epidemiológico enviado pela SES mostrou que 82% dos leitos de UTI da rede pública em Pernambuco estão ocupados.