23
dez

O mágico Vale do Catimbau

23 / dez
Publicado por Leonardo Vasconcelos às 7:53

Vale do Catimbau
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

 

Cachimbo pequeno apagado, práticas de feitiçaria e lugar de cobras. Tudo isso é o que significa Catimbau em tupi. O vale que carrega o mesmo nome e fica localizado a 283 quilômetros do Recife, em pleno Sertão Pernambucano, também é assim: esconde grandes surpresas e curiosidades. Um imenso complexo de mais de 62 mil hectares de serras e rochas que englobam os municípios de Buíque, Inajá, Ibimirim e Tupanatinga.

 

 

Leia mais:

A calmaria e a beleza da Ilha de Santo Aleixo em Sirinhaém

A beleza da Coroa do Avião em Igarassu

O fácil e lindo passeio da Cachoeira do Mosquito

A paz do Poço do Diabo

 

O Vale do Catimbau, nomeado parque nacional em 2002 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é considerado o segundo maior do Brasil, atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí. Os imensos paredões de rocha apresentam formas únicas e escondem um intenso misticismo. O vale conta com diversos sítios arqueológicos, grutas, cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres com mais de seis mil anos.

 

 

“O vale é a porta de entrada para o turismo do nosso município de Buíque. Ele traz um encanto único. Se formos falar da questão geológica, ele tem registros de um passado muito remoto. Na questão humana, nós temos fósseis de mais de 6.500 mil anos. São areias de várias cores, uma quantidade muito grande de cavernas, uma vegetação bem diferente das demais do nosso país. É o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Por tudo isso é que ele foi escolhido como uma das sete maravilhas de Pernambuco”, afirmou o secretario de turismo de Buíque, Esildo Barros.

 

 

Como adora uma aventura, o @blogmochileo foi até lá e mostrou as belezas de quatro das mais de dez trilhas existentes.

 

– Trilha da Umburana (1,3Km – 1h30)

 

 

– Trilha do Santuário (3km – 2 horas)

 

 

– Trilha das Torres (5km – 2 horas)

 

 

– Trilha da Igrejinha (0,6km – 30m)

 

 

REDES SOCIAIS:

 

 

*Acompanhe o @blogmochileo também pelo Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.


Veja também