Se no Recife um gabiru já assusta muita gente, imagina conviver com milhares de ratos todos os dias? É o que está acontecendo há alguns meses no estado de New South Wales, na Austrália.
A região, que enfrentou diversas alterações climáticas nos últimos anos, como estiagem, inundações e incêndios, viu uma melhora no clima em 2021, mas logo percebeu que a alegria duraria pouco.
Com o clima mais estável, veio também moradores nada desejados. Os ratos são flagrados constantemente pelos moradores. Eles se reproduziram em uma proporção muito rápida, considerada alarmante, e levaram os fazendeiros da região ao prejuízo. Alguns deles contaram em entrevista à BBC que este é o pior momento que já enfrentaram.
Para realizar atividades consideradas comuns, os moradores precisam fazer trajetos de, pelo menos, uma hora para chegar em um supermercado longe do local. O dono de uma mercearia relatou que a quantidade de animais que aparecem na localidade é absurda. "Pegamos entre 400 e 500 [ratos] todas as noites, às vezes 600, é muito ruim", disse o proprietário, segundo o UOL. Os animais também invadiram fazendas e destruíram plantações inteiras.
O Serviço de Saúde do estado disse que os roedores chegaram a entrar em alguns hospitais e morder pacientes. Até o momento, três cidades relataram este tipo de ocorrência. Há relatos de que os animais entram em armários, sujam roupas limpas e correm nas camas durante à noite.
Veja o vídeo do momento, divulgado pela BBC Brasil: