Algumas (mirabolantes) ideias podem virar realidade e só precisam de dois importantes fatores: necessidade e inspiração. Foi exatamente assim que Manuel Lúcio, 35, criou um aparelho para que sua avó, Felisa Romano, 96, pudesse conversar com seus outros netos, uma vez que a senhora tem dificuldade em lidar com a tecnologia.
Dona Felisa mora em Burgos, Espanha. Já seus outros netos moram nas cidades de Oviedo, a 297 km de distância, e Bilbao, no norte do país, a 396 km de Burgos. Manuel sempre ajudava a avó a fazer videochamadas ou digitar mensagens instantâneas.
Essa dependência fez com que o engenheiro tivesse a ideia de desenvolver o 'yayagram' (“yaya” em espanhol é o equivalente a "vovó") para ajudar a avó a ser mais independente, enviando e recebendo mensagens sozinha.
Mas como funciona?
O aparelho possui um botão que dona Felisa deve apertar para começar a gravar a sua voz. Após esse processo, ela deve selecionar com quem deseja entrar em contato. Logo depois, é só enviar e a notificação "o yayagram tem uma mensagem para você" aparece no celular do neto selecionado.
Quando os netos falam com ela, a senhora pode ler a mensagem fisicamente, em letras grandes, graças a uma pequena impressora térmica, que fica acoplada ao aparelho.
O yayagram funciona com WiFi e pode ser ligado na tomada, como um eletrodoméstico. Como se tudo isso fosse o bastante, há alças para que a senhora possa carregar o seu aparelho. O próprio engenheiro criou o programa pelo qual a computação do sistema é executada. O fato aconteceu em abril deste ano.