Não importa a espécie e quem seja, a mãe - desde o nascimento - desenvolve um instinto protetor incrível para usar com seus filhos. Essa atitude não vem de pouco tempo, já que cientistas descobriram uma aranha que ficou presa em âmbar, que é uma resina orgânica, há 99 milhões de anos, com os filhotes. De acordo com novas pesquisas, sempre houve um cuidado materno com os artrópodes.
As aranhas estão presentes no planeta a muito tempo, entre 359 e 299 milhões de anos atrás, quando apareceram pela primeira vez durante o período Carbonífero.
O professor emérito Gulf-Hedberg da Universidade de Kansas, Paul Selden, ficou supreso com a notícia. ''Embora esperássemos que as aranhas tivessem tido instintos maternais desde o início, é, sem dúvida, muito bom ter provas físicas reais do registro fóssil de cerca de 100 milhões de anos atrás'', afirmou Selden, em entrevista à CNN.
Além disso, os cientistas descobriram que outras amostras de âmbar mostram que um grupo de pequenas aranhas tinham acabado de nascer, ou seja, a lagonomegopidae fêmea protegeu os ovos dos perigos.