8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino, e como nós somos bairristas demais, vamos exaltar as bandeiras do nosso amado nordeste, né não? Mas tu, nordestino, conhece todos os “mantos” da nossa região?
Separamos todas elas e contamos um pouco sobre o que cada uma representa. Dá uma olhada:
- Dia do Nordestino: a importância de contar o Nordeste pela nossa própria história
- Dia do Nordestino: baixe vídeo para mostrar o seu orgulho de pertencer ao Nordeste
- Dia do Nordestino: veja 10 momentos marcantes dos times da região no futebol brasileiro
- Top 5 nordestinos que conquistaram a Copa do Mundo; confira
- Dia do Nordestino é celebrado por clubes gigantes da Europa; veja
- Você sabe porque dia 08 de outubro se comemora o Dia do Nordestino?
PE: A bandeira de Pernambuco é repleta de símbolos. A cruz vermelha representa a força da religião, o fundo branco remete à paz e o azul é o céu do estado. Ainda tem o arco-íris, que faz referência à união e diversidade dos que buscaram um ideal: o sol, que simboliza a força e justiça. Ela foi oficializada com bandeira do Estado em 1917.
PB: Adotada em 1930, as cores da bandeira paraibana (vermelho e preto), remetem ao ex-governador que também dá nome à capital do estado, João Pessoa. Significa o luto - que perduraram no estado após o assassinato de João Pessoa, no Recife, em 1930, e a união do povo em busca da eleição de Getúlio Vargas à presidência. Há também a palavra NEGO, do verbo 'negar', que representa a não aceitação do sucessor à presidência da república indicado pelo presidente brasileiro da época, Washington Luís.
SE: O manto do estado foi criado por um comerciante, chamado Bastos Coelho, e tinha como objetivo identificar suas embarcações. Mas os estados vizinhos começaram a associar a bandeira ao Sergipe, e ela acabou sendo definida como símbolo. Ela foi adotada oficialmente em 1952.
AL: A bandeira de Alagoas foi criada e adotada em 1963. Traz um brasão, símbolo das primeiras cidades alagoanas, e suas riquezas agrícolas, como o açúcar e o algodão. As cores - vermelho, branco e azul - remetem aos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
BA: A bandeira baiana, segundo registros, foi criada pelo médico Dioclecio Ramos em maio de 1889. O desenho original teve forte inspiração na bandeira da França. Mas o símbolo, como conhecemos hoje, foi consagrado pela população e pelo governador Juracy Magalhães em 1960.
RN: O símbolo oficial do estado foi definido em 1957, pelo então governo de Dinarte Mariz. A bandeira, que tem as cores verde, branco e amarelo, representa, respectivamente, esperança e paz.
CE: Instituída em 1922, a versão atual da bandeira cearense foi definida em 2007, quando sofreu pequenas alterações no brasão do estado. Ela foi criada por João Tibúrcio Albano e conta com muitas referências à bandeira do Brasil, como o verde ao fundo e o losango amarelo.
PI: A bandeira como conhecemos atualmente foi definida em 2005, mas seu desenho original é de 1922. As cores principais da bandeira são as mesmas da bandeira do Brasil, e são uma representação da integração do estado com o país.
MA: A bandeira maranhense foi adotada em 1889, sendo uma das mais antigas da região. Ela foi criada pelo poeta Sousândrade, e suas corem simbolizam a mistura de raças do povo do Maranhão.
Orgulho de ser nordestino: