Após muitos imbróglios, a novela envolvendo as eleições para definir o novo presidente do Sport, enfim, estão em ponto de resolução. Confira todos os detalhes da disputa do pleito ao cargo mais importante da gestão rubro-negra:
- Sem comando, o Sport segue à deriva na temporada 2021
- Eduardo Carvalho confirma candidatura à presidência do Sport
- Renúncias, derrotas, salários atrasados e clima ruim: veja os bastidores do momento conturbado do Sport
- Milton Bivar, Umberto Louzer, dirigentes e jogadores: todos os culpados pela crise no Sport
Data
As eleições estão marcadas para o dia 15 de julho, uma quinta-feira, na Ilha do Retiro. Repetindo o sistema que funcionou muito bem nas eleições realizadas em abril, o formato será Drive-Thru, com os sócios votando através do carro em postos espalhados pelo Adelmar da Costa Carvalho.
Formato
Foram muitas discussões, mas as eleições do Sport serão diretas. Os sócios é quem escolherão o novo presidente do Leão. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Deliberativo que, em votação quase unânime, escolheram por 113 a 3 votos este formato.
Candidatos
Até o momento, apenas Eduardo Carvalho oficializou sua candidatura à presidência. O advogado, que teve 119 votos na última eleição concorrerá pela chapa "Movimento Uma Razão Para Viver" e terá como vice Araci Balbiano.
Ainda não de forma oficial, o candidato que disputará com Eduardo é Nelo Campos. Nome forte da chapa "Sport na Raça", ele perdeu a eleição deste ano para Milton Bivar por apenas 38 votos. Ao todo, foram 232 votos. Nesta segunda-feira (28), o grupo tem reunião marcada para alinhar os últimos detalhes da candidatura.
Outro possível concorrente seria Delmiro Gouvêia, mas o cartola já anunciou que não pretende disputar o pleito. A tendência é que ele apoie ou até mesmo faça parte da campanha de Nelo Campos. Os dois atuaram de maneira conjunta em ação na justiça que pedia votos diretos como manda o estatuto do Sport.
Gustavo Dubeux foi outro nome que surgiu nos bastidores do Sport. O empresário, no entanto, descartou sua candidatura. Na última eleição, ele apoiou a chapa de Nelo Campos.
Problemas à enfrentar
Independente de quem assuma a presidência do Sport, este enfrentará um verdadeiro mar de problemas. O elenco rubro-negro está com três meses de salários atrasados. Além disso, o desempenho dentro de campo é outro pepino a ser descascado. Na 15ª colocação da Série A, o time está a apenas um ponto da zona de rebaixamento e não vem mostrando um bom futebol. O Leão tem apenas uma vitória em sete partidas disputadas.
Além disso, o extra-campo vem sendo um problema no Leão. Em menos de um mês, dois jogadores foram afastados das atividades por problemas de indisciplina: o atacante Mikael e o lateral-direito Patric. Uma boa gestão de elenco será mais do que necessária para tirar o clube da crise que se encontra.