Com o retorno do público aos estádios sendo debatido em todo Brasil, a expectativa dos dirigentes dos clubes pernambucanos era que, ainda nessa semana, o Governo de Pernambuco desse uma resposta sobre futuros protocolos a serem aderidos para a volta dos torcedores às arquibancadas ainda este mês. Mas o tema acabou nem entrando em pauta na coletiva de imprensa dada pelo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, nesta terça-feira (16).
Ainda em tempos de pandemia, a coletiva foi focada no processo de vacinação do Estado, chegando a informar a vinda de novas doses do imunizante da Astrazênica (47 mil doses) a Pernambuco. Também foi informado a diminuição de pessoas internadas nas UTIs em comparação à semana passada (de 445 para 419 pessoas na rede pública). Entre os números que oscilam no monitoramento da Covid-19, o único que teve aumento foi o de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), mas que também indicam a presença de outras doenças respiratórias, além da própria Covid-19.
- Datas, protocolos e mais: Veja o que diz Governo de Pernambuco sobre a volta das torcidas aos estádios
- Tite lamenta ausência da torcida no jogo entre Brasil x Peru e enaltece carinho da torcida de Pernambuco
- Goiânia libera retorno do público nos estádios; confira outras cidades que já contam com a volta das torcidas
- Náutico ameaça jogar em Maceió ou João Pessoa se torcidas não forem liberadas no Recife
- STJD nega pedido dos clubes e Flamengo terá torcida no Brasileirão
Com um número maior de vacinados contra a Covid-19 em Pernambuco, diversas flexibilizações foram sendo feitas nos vários setores de eventos tanto dentro quanto fora do âmbito esportivo. Apesar de não ter sido aberto ao público, o jogo entre a seleção brasileira e a seleção peruana, na Arena de Pernambuco, chegou a contar com convidados nas cadeiras do estádio. O último jogo com expectadores aqui em Pernambuco foi Náutico x Fortaleza, no dia 14 de março de 2020, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste.
Com partidas sendo disputadas nos Campeonatos Brasileiros, Série A2 do Campeonato Pernambucano e, em breve, na Pré-Copa do Nordeste, o retorno da torcida aos estádios vem sendo almejado pelos diretores dos clubes do Estado. Na Arena de Pernambuco, por exemplo, já há um protocolo pronto para o recebimento de público desde o ano passado, segundo o diretor do equipamento, Kleber Borges.
E apesar da coletiva desta semana não ter mencionado o retorno da torcida às arquibancadas, a expectativa passa a ser voltada para o comunicado da próxima semana, já que o secretário André Longo anunciou, no mês passado, que em setembro alguns eventos-testes - para pessoas já imunizadas - seriam realizados.