Após coletiva de imprensa com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, e o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, nesta quinta-feira (23), foi divulgado o protocolo de liberação de torcida nos estádios de futebol a partir do dia 27 de setembro. Segundo o Governo de Pernambuco, será liberado a entrada de 20% da capacidade do local ou 2,5 mil pessoas, o que for menor.
"Será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento", disse o Governo em comunicado à imprensa.
Ainda segundo o secretário Rodrigo Novaes, a medida poderá ser ampliada no mês de novembro para 5 mil pessoas ou 20% da capacidade do estádio, o que for menor.
O último encontro do torcedor pernambucano com as arquibancadas aconteceu em março de 2020, quando o Náutico jogou contra o Fortaleza nos Aflitos pela Copa do Nordeste. Desde então, o Governo de Pernambuco seguiu a tendência mundial ao vetar a presença de público nos estádios por conta da pandemia da Covid-19.
Com a notícia da liberação recém divulgada, os clubes da capital pernambucana ainda não definiram como seriam o retorno do torcedor aos estádios. O Sport e o Náutico, que ainda tem o Campeonato Brasileiro para disputar, e o Santa Cruz, com a Pré-Copa do Nordeste, podem levar seus jogos para a Arena de Pernambuco, que já tem um protocolo pronto para receber público desde o ano passado, segundo o diretor Kléber Borges.
> Conselho Técnico da CBF define retorno de público em jogos da Série B; saiba mais
Mas, diferente da Cobra Coral, tanto o Sport quanto o Náutico também dependem do acordo entre os clubes da Série A e B. O Náutico está mais perto de ter torcida em seu estádio, já que o retorno do torcedor na Segunda Divisão já foi definido. O torcedor alvirrubro já poderá acompanhar a equipe do Timbu de perto no dia 28 deste mês, diante do CRB, e no dia 5 de outubro, diante do Goiás.
"O jogo do Náutico com CRB na terça. Ele já poderá acontecer com presença de público. Será o primeiro jogo, portanto, depois da pandemia que será possível a presença do público", disse Rodrigo Novaes.
Na elite do Brasileirão já é o contrário. O público só será liberado quando todos os estados envolvidos do torneio puderem receber a torcida nas arquibancadas. Caso liberem de forma ágil, o Leão poderá ter público no dia 6 de outubro, diante do Juventude, e no dia 9, diante do Corinthians. O Santa Cruz tem confronto marcado contra o vencedor de Treze-PB x Floresta pela Pré-Copa do Nordeste entre os dias 20 e 21 de outubro (data ainda a definir).